PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS (PPGL)

3216-7335/7335

Banca de DEFESA: FLAVIANA FERREIRA DE OLIVEIRA LOPES

DISCENTE: FLAVIANA FERREIRA DE OLIVEIRA LOPES
DATA: 08/12/2020
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A REPRESENTAÇÃO DE JESUS CRISTO NOS QUATRO EVANGELHOS EM PORTUGUÊS E EM ESPANHOL NA BÍBLIA NVI
PALAVRAS-CHAVES: Estudos da Tradução. Representação de Atores Sociais. Evangelhos. Narradores. Jesus.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO: Esta dissertação insere-se na interface dos Estudos da Tradução com a Representação de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1997) e estilo em textos ficcionais (LEECH E SHORT, 2007) ao investigar como as escolhas léxico-gramaticais constroem significados em textos em relação tradutória na língua portuguesa e espanhola. Trata-se de uma investigação das formas de representação de Jesus como apresentado pelos narradores/evangelistas nos evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João, nas traduções para o português e espanhol da Bíblia NVI (Nova Versão Internacional). Realizações de Jesus Cristo como Ator Social foram identificadas e anotadas conforme o recorte de Personalização e Impersonalização. As análises revelam que Jesus Cristo é representado principalmente pela Personalização em ambas as línguas, sendo nomeado e funcionalizado em ambas as línguas. Argumenta-se que, por meio dessas ocorrências, Jesus é mais humanizado que divinizado em Mateus, Marcos, Lucas e João. Para além dessa análise, essa dissertação também apresenta resultados concernentes ao estilo dos textos construídos pelos narradores. Os dados revelam principalmente a atuação dos narradores por meio do discurso direto, que proporciona maior visibilidade a personagem central desta investigação, Jesus Cristo, por meio de outras personagens existentes nas narrativas; recurso que foi especialmente utilizado em João e Lucas nos dois idiomas.
Interno - 1775498 - DANIEL ANTONIO DE SOUSA ALVES
Presidente - 1194198 - ROBERTO CARLOS DE ASSIS