PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: DINA FAUSTINO BEZERRA

DISCENTE: DINA FAUSTINO BEZERRA
DATA: 24/02/2017
LOCAL: PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE
TÍTULO: Criação de uma Proposta de Metodologia para Compras Sustentáveis no Instituto Federal de Sergipe - Campus Lagarto
PALAVRAS-CHAVES: Compras Públicas, Sustentabilidade, Licitações sustentáveis
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO: As instituicoes publicas brasileiras tem adotado politicas sustentaveis com medidas socioeducativas, as licitacoes verdes sao exemplos de promocao ao desenvolvimento sustentavel, mediante a utilizacao de criterios sociais, ambientais e economicos nas aquisicoes de bens, contratacoes de servicos e execucao de obras. O Instituto Federal de Sergipe (IFS) Campus Lagarto, faz pequenas compras sustentaveis, a exemplo do papel reciclado, mas, nao tem como pratica as compras sustentaveis, dada a nao existencia de um metodo facilitador para a realizacao das licitacoes sustentaveis. As pequenas compras sao realizadas pela Reitoria do IFS, por adesao de Ata de licitacao (carona). Este estudo, portanto, propoe a criacao de uma metodologia de compras sustentaveis nesta autarquia Federal. Esta pesquisa de carater qualitativo-descritiva se utiliza de questionario semiestruturado com o objetivo de captar informacoes dos servidores do IFS acerca da utilizacao de licitacoes sustentaveis no ambito do Instituto, da percepcao ambiental e dos principais entraves das compras sustentaveis. Os resultados apontam para a necessidade da proposicao de uma metodologia de compras sustentaveis para nortear as aquisicoes de bens e servicos. Pretende-se com esta proposicao dinamizar o processo de compras no IFS, agilizando as etapas e procedimentos das compras. Assim, em conformidade com as Leis de compras sustentaveis, espera-se que o IFS exerca seu poder de compras, o que leve a um ganho socioambiental, a promocao do desenvolvimento sustentavel.
Presidente - 1488475 - MARCIA BATISTA DA FONSECA
Interno - 710.710.514-07 - MARIA GRISEL LONGO - UFPB