PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLE DINIZ DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLE DINIZ DOS SANTOS
DATA: 27/11/2017
LOCAL: Sala do PRODEMA
TÍTULO: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE CONFORTO TÉRMICO AMBIENTAL EM QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS DE TEMPO INTEGRAL NO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB
PALAVRAS-CHAVES: Clima urbano, Campo térmico, IDT.
PÁGINAS: null
RESUMO: A alteração dos constituintes de recobrimento do solo por materiais impermeáveis, a alta taxa de urbanização e a consequente supressão da vegetação urbana, vem modificando a cada dia o microclima urbano e tornando críticas as condições de conforto térmico nos centros urbanos e áreas habitacionais. Tais problemas vêm sendo agravados em áreas urbanas e suas consequências são sentidas em ambientes abertos e no interior das edificações. Atualmente boa parte das scolas públicas de tempo integral na cidade de João Pessoa\PB, localizadas no espaço intra-urbano da cidade, sofrem as consequências das alterações no campo térmico urbano. Dessa forma, o estudo do conforto térmico em escolas públicas de tempo integral na cidade de João Pessoa\PB é de suma importância para a compreensão do desenvolvimento das atividades educativas e rendimento escolar dos alunos. Sendo assim, diante deste contexto, o objetivo principal deste trabalho é verificar o Índice de Conforto Térmico (IDT) em quatro escolas de tempo integral da cidade de João Pessoa\PB. Para a realização da pesquisa, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico a respeito da temática em questão. Em seguida foi feito o reconhecimento e caracterização das quatro escolas investigadas: Escola EMEF Cônego João de Deus, Escola EMEF Radegundis Feitosa, Escola EMEF Chico Xavier e Escola EMEF Ana Cristina Rolin Machado. Para a obtenção dos dados de temperatura e umidade relativa do ar foram utilizados aparelhos do tipo termohigrometro (HOBO U-10) e termohigrometro de mão Minipa MT 240. Os dados formam monitorados para esta etapa do trabalho, no período chuvoso. Para a avaliação das condições de conforto térmico foi utilizado o Índice de Thom e as faixas de sensações térmicas, ajustas por Santos, em pesquisa semelhante em 2011, para regiões tropicais. Os resultados da pesquisa revelam que as escolas permaneceram com altos índices de desconforto térmico na maior parte do período letivo. A faixas de conforto térmico durante o período chuvoso predominantes nas escolas vão de parcialmente confortável a confortável, de acordo com o índice de desconforto de Thom. Dessa forma, pode-se concluir que os ambientes públicos escolares avaliados necessitam de um planejamento ambiental para uma maior eficiência térmica, objetivando assim, o melhor desempenho bioclimático. As condições microclimáticas das quatro áreas de estudos devem ser levadas em consideração no planejamento de ações ambientais no ambiente externo e interno das escolas.
Interno - 338351 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA
Presidente - 2560868 - JOEL SILVA DOS SANTOS