PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (PRODEMA - MEST)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANO AZUMA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANO AZUMA DA COSTA
DATA: 18/08/2018
LOCAL: IFS Aracajú - SE
TÍTULO: A TRANSVERSALIDADE DA TEMÁTICA AMBIENTAL NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE – CAMPUS ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Educação ambiental; Práticas pedagógicas; Transversalidade.
RESUMO: A Educação Ambiental (EA) é, sem dúvida, uma ferramenta-chave para a construção de uma sociedade mais consciente ambientalmente. E a escola considerada um ambiente privilegiado para o seu desenvolvimento. Para isso, faz-se necessário que as instituições de ensino insiram em seus documentos e práticas pedagógicas a temática ambiental. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar a presença da temática ambiental, como tema transversal, nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Sergipe – Campus Aracaju. Neste sentido, foram analisados, inicialmente, o Projeto Político Pedagógico Institucional do IFS, os Projetos Pedagógicos do Cursos e os Planos de Ensino dos docentes. Em seguida, foram aplicados questionários aos alunos e professores para analisar a presença da temática ambiental nas práticas pedagógicas em sala de aula. O presente estudo foi do tipo descritiva, de caráter explicativa, com abordagem predominantemente qualitativa, fazendo uso de dois tipos de instrumentos de coleta de dados: análise documental e questionários. Participaram deste estudo 262 alunos e 63 professores dos Cursos Técnicos Integrados em Alimentos, Edificações e Química. Os resultados revelaram que a EA ainda é incipiente no IFS. Há a necessidade de reformulação dos documentos pedagógicos institucionais para que estes sigam diretrizes comuns em relação a EA e retratem a transversalidade. Verificou-se que os docentes e discentes compreendem a importância da EA e que a escola tem papel fundamental na contribuição da EA da sociedade. Apesar da temática ambiental ser relacionada aos conteúdos das disciplinas, constatou-se que poucas vezes a temática é abordada. A principal dificuldade apresentada pelos professores para trabalhar a temática ambiental em sala de aula foi a falta de preparo para lidar com a transversalidade em suas atividades em sala de aula. Sugeriu-se a implementação de uma política voltada para a EA formal e não-formal, através da sensibilização e capacitação de todos os atores envolvidos do IFS.
Externo à Instituição - JOSÉ WELLINGTON CAVALHO VILAR
Externo à Instituição - KALLYNE MACHADO BONIFACIO