PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS VALE FAUSTINO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS VALE FAUSTINO DA SILVA
DATA: 24/08/2018
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: UMA PLATAFORMA DE MIDDLEWARE PARA INTEGRAÇÃO E REUSO DE MÚLTIPLOS PROVEDORES DE DADOS EM CIDADES INTELIGENTES
PALAVRAS-CHAVES: Cidades Inteligentes, Middleware, Integração e Reuso de Dados.
RESUMO: O ambiente urbano, em uma cidade inteligente, possui uma grande quantidade de dispositivos e tecnologias variadas, o que torna difícil a integração de dados fornecidos devido à grande quantidade de possíveis provedores. Porém é importante que esses dados sejam gerenciados e apresentados de maneira integrada, possibilitando o reuso, promovendo o desenvolvimento de novas aplicações e serviços, e auxiliando nos processos de tomada de decisão. Ademais, neste cenário, os dados podem estar fortemente relacionados necessitando de uma integração simples, eficiente e efetiva entre múltiplas fontes ou provedores de dados. Desta forma, este trabalho descreve a especificação, projeto, implementação e teste de uma plataforma de middleware distribuído, cujo objetivo é realizar a integração entre múltiplos provedores ou fontes de dados em um cenário de cidades inteligentes. Além disso, este trabalho define um modelo de dados extensível e reutilizável, que possibilita a definição de como a integração ocorrerá, bem como, o gerenciamento dos provedores ou fonte de dados que irão interagir com o modelo. Por fim será realizado um estudo de caso que terá como objetivo avaliar a viabilidade e aplicabilidade do middleware com o desenvolvimento de um aplicativo para cidades inteligentes.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA