PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO ZINGA SUZUKI LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO ZINGA SUZUKI LOPES
DATA: 24/08/2018
LOCAL: Escola Superior de Redes
TÍTULO: UMA ABORDAGEM DISTRIBUÍDA PARA UM SERVIÇO DE CONSULTA DE UMA PLATAFORMA DE MIDDLEWARE PARA CIDADES INTELIGENTES
PALAVRAS-CHAVES: Cidades Inteligentes; Linguagem de Consulta de Contexto; Sistema Sensível ao Contexto; Sistema Gerenciador de Dados de Contexto; Computação Ubíqua.
RESUMO: O intenso adensamento de grandes centros urbanos trouxe novos desafios, entre eles a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o uso racional e otimizado da infraestrutura da cidade, proporcionando sustentabilidade com qualidade de vida. Estas iniciativas são conhecidas como Cidades Inteligentes. Através de diferentes tecnologias tenta-se implantar ações que resultem no gerenciamento e controle nas mais diferentes áreas, entre elas saúde, segurança, transporte. Para este fim são utilizados milhares de dispositivos conectados à internet, com o intuito de coletar e representar entidades da cidade e o contexto em que estão inseridas. Consequentemente, gerenciar, identificar e aplicar restrições de consultas referenciando os dados destes dispositivos têm se tornado um desafio. Diante deste cenário, soluções computacionais que auxiliam ao desenvolvimento de aplicações para cidades inteligentes estão em permanente aprimoramento e estudo. Neste contexto, este trabalho apresenta um mecanismo de processamento de consultas, composto por uma API, um processador de consultas e um tradutor de consultas. A API incorpora uma linguagem de consulta de contexto própria, capaz de representar requisições multi-domínio. O processador de consultas adota um mecanismo distribuído de acesso as várias instâncias de dados. Enquanto que o tradutor de consultas permite o desacoplamento do sistema em relação aos sistemas que armazenam os dados dos dispositivos. O objetivo principal deste trabalho é explorar conceitos de consultas à base de dados distribuídas, adotando uma abordagem em que a representação de uma entidade pode ser flexível e definida através de uma especificação e que os atributos que constituem uma entidade podem estar fragmentados por mais de um domínio.
Presidente - 1170572 - GLEDSON ELIAS DA SILVEIRA
Interno - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA