PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: HICARO FELIPE BRASILEIRO DE MACEDO SILVA

DISCENTE: HICARO FELIPE BRASILEIRO DE MACEDO SILVA
DATA: 26/04/2019
LOCAL: CI
TÍTULO: Um modelo de adaptação para Serious Games Educacionais baseado na avaliação de habilidades do jogador
PALAVRAS-CHAVES: serious games adaptação avaliação de habildades
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Engenharia de Software
RESUMO: A Teoria do Espaco de Conhecimento Baseado em Competencia (do ingles Competence- based Knowledge Space Theory, CbKST) possibilita a avaliacao das habilidades do jogador atraves da observacao de sua performance em Serious Games Educacionais (SGE). Dadas as informacoes sobre as habilidades de jogador, um SGE pode se adaptar as capacidades de cada pessoa. Embora seu uso seja pertinente no processo de adaptacao, a concepcao do CbKST tem como escopo a avaliacao de habilidades cognitivas do individuo. Esse aspecto e limitante pois desconsidera fatores educacionais como habilidades afetivas ou ate psicomotoras do jogador. Ademais, modelos de adaptacao para SGE tem seu foco na escolha e apresentacao de fases tendo em vista a adequacao as habilidades do individuo. Nesse sentido, seus criterios nao explicitam heuristicas que buscam a otimizar a experiencia do jogador, tais como ajuste de dificuldade e progressao do jogo. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo a proposta de um modelo de adaptacao para SGE capaz de avaliar as habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras e a partir delas realizar o sequenciamento de fases do jogo, tendo em mente a manutencao da dificuldade do jogo . O modelo proposto utiliza a Taxonomia de Bloom juntamente com a hierarquia de Dave do dominio psicomotor como fundamentacao para a modelagem de habilidades e propoe um metodo proprio para avaliacao das habilidades do jogador. Para validacao do modelo foi feita a sua aplicacao no Caixa de Pandora, um SGE que lida com aspectos cognitivos e afetivos atraves do tema violencia domestica contra a mulher.
Presidente - 2379027 - LILIANE DOS SANTOS MACHADO
Externo ao Programa - 1095991 - DANIELLE ROUSY DIAS DA SILVA