PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de DEFESA: GIOVAN CARLO GERMOGLIO

DISCENTE: GIOVAN CARLO GERMOGLIO
DATA: 30/08/2019
LOCAL: Centro de Informática
TÍTULO: Estudo de caso do alinhamento de gateways na Infraestrutura de Informação da Internet
PALAVRAS-CHAVES: Infraestruturas de Informação. Teoria de projeto. Gateways.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Teleinformática
RESUMO: Uma infraestrutura encontra-se dentro de outras estruturas, tecnologias ou arranjos sociais, onde sao compartilhadas, abertas, heterogeneas e que evolui ao passar do tempo. Uma vez que seu escopo de atuacao e migrado de um ambiente local para um espaco global, ha a possibilidade de surgimento de tensoes. Da mesma forma, o crescimento das Infraestruturas de Informacao (II) faz com que os projetistas devam lidar com os efeitos limitativos das escolhas feitas no inicio do projeto. Essas limitacoes sao conhecidas como dependencia de caminho ou como salientes reversos. Apesar de ser inevitavel que surjam as limitacoes durante toda evolucao, o uso dos gateways na II torna-se um elemento chave como solucao, permitindo que se mantenha a capacidade de interoperabilidade tecnologica e social entre os diversos sistemas envolvidos. Estudos foram desenvolvidos buscando padroes evolutivos das II, no entanto percebe-se uma lacuna no entendimento das caracteristicas dos gateways que contribuem para evolucao dinamica e complexa da IIs, a exemplo da internet. O objetivo do trabalho e, usando da teoria de projeto para complexidade dinamica (TPCD) em II, analisar o alinhamento entre as propostas de gateway, atraves de estudos de caso de gateways para internet, a um conjunto de caracteristicas das II, resultando em um melhor entendimento dessas solucoes. Por fim, o principal resultado da pesquisa indica que as solucoes de gateways para internet, por adotarem uma abordagem top-down em seu desenvolvimento, tornam-se especificas ao que foram propostas, negligenciando caracteristicas que surgem durante a evolucao da II.
Presidente - 2126491 - GUSTAVO HENRIQUE MATOS BEZERRA MOTTA
Interno - 1723491 - CLAUIRTON DE ALBUQUERQUE SIEBRA