PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA (PPGI)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALANN RODRIGUES FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALANN RODRIGUES FERREIRA
DATA: 29/08/2022
LOCAL: Centro de Informática (LASER)
TÍTULO: Arquitetura de Referência em Nuvem para Monitoramento Escalável de Máquinas Industriais para Indústria 4.0
PALAVRAS-CHAVES: Indústria 4.0, Monitoramento, Internet das coisas, Arquitetura
RESUMO: Estamos em meio a quarta revolução industrial, mais conhecida como Indústria 4.0, que está cada vez mais presente e, muitas empresas apresentam dificuldades para se adaptarem a esse novo mundo. Para competir nessas circunstâncias, as empresas precisam evoluir com o tempo. A evolução dos sistemas tem sido cada vez mais ágeis, personalizados e complexos, principalmente em ambientes corporativos devido à grande demanda de medidas a serem tomadas, como, por exemplo: falhas, consumo de energia, desempenho, conectividade e segurança. Isso traz um cenário computacional robusto onde se vê a necessidade de monitoramento a fim de se ter dados relevantes para tomada de decisões. Este trabalho propõe uma arquitetura em nuvem que possibilite a comunicação entre dispositivos diversos através da internet de forma flexível e escalável, suprindo a dificuldade das empresas em gerenciar vários dispositivos de diferentes fabricantes e modelos no cenário da Indústria 4.0.
Presidente - 2579537 - ALISSON VASCONCELOS DE BRITO
Interno - 1887274 - FERNANDO MENEZES MATOS