PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS (PPGAV)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: PRISCILA FERREIRA AGOSTINHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PRISCILA FERREIRA AGOSTINHO
DATA: 17/12/2020
HORA: 10:30
LOCAL: VIRTUAL POR MEIO DE VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: “SÓ BUSQUEI REGISTRAR O MEU PEITO, DA MINHA MANEIRA”: Narrativas poéticas e autobiográficas na formação de professoras/es de Artes Visuais para questões de gênero e sexualidades
PALAVRAS-CHAVES: Gênero e Sexualidades. Formação Docente. Narrativas Autobiográficas. Educação da Cultura Visual
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
RESUMO: A questão central desta investigação é compreender como aconteceram as práticas artístico-pedagógicas durante o curso de extensão “Arte, gênero e sexualidades” e suas reverberações nos processos de formação inicial de professoras/es de Artes Visuais, da Universidade Federal de Pernambuco. Os objetivos específicos são: (1) compreender como acontece os processos de ensino e de aprendizagem sobre gênero e sexualidades no ambiente virtual de aprendizagem; (2) Pensar os possíveis desdobramentos da Educação da Cultura Visual na formação de professoras/es de Artes Visuais e; (3) Refletir sobre o investimento pedagógico nas narrativas artísticas e autobiográficas atreladas à formação docente. Trata-se de uma pesquisa em Artes Visuais, de caráter qualitativo, desenvolvida sob o viés da Pesquisa-ação (BARBIER, 2007; PIMENTA, 2005; THIOLLENT, 2009). O referido curso de extensão foi desenvolvido com estudantes em processo de formação inicial do curso de Artes Visuais – Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco, em 2019, na modalidade à distância. Neste curso buscamos compreender: as formas de poder e movimentos sociais minoritários (produções artísticas de mulheres, feministas e Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros / LGBTT); os marcadores sociais da diferença: sexualidades, corpo, raça, etnia e classe social; os estudos queer e poéticas do corpo e; as representações de gênero e sexualidades na contemporaneidade. O estudo transitou pela Educação da Cultura Visual (HERNÁNDEZ, 2007; 2011; 2013; MARTINS, 2017; TOURINHO, 2017), pelo campo dos estudos de Gênero e Sexualidades (LOURO, 1997; PRECIADO, 2014; BUTLER, 2003) e pela formação docente (OLIVEIRA, 2015). Mergulhada em um campo de estudos marcadamente político, a investigação apresenta a importância de pensarmos ações pedagógicas de caráter formativo que atendam as demandas sociais contemporâneas, trazendo também algumas possibilidades no campo dos estudos das Artes Visuais, formação de professoras/es, gênero e sexualidades. Sendo assim, valorizo as vivências cotidianas e as inquietações, bem como os conhecimentos prévios apresentadas pelas/os estudantes, como dispositivo para construção de conhecimentos significativos. Tenho algumas pistas sobre possíveis caminhos na formação de professoras/es de Artes Visuais para questões de gênero e sexualidades, sendo uma delas o investimento em processos artístico-pedagógicos por meio de narrativas autobiográficas, como estratégia para produção de novos conhecimentos
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO PAULO BALISCEI
Externo à Instituição - JULIANA RIBEIRO DE VARGAS
Presidente - 815.832.140-20 - LUCIANA BORRE NUNES - UFPE
Interno - 371.293.174-34 - MARIA DAS VITORIAS NEGREIROS DO AMARAL - UFPE