PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: ROMULO PEREIRA DE MOURA SOUSA

DISCENTE: ROMULO PEREIRA DE MOURA SOUSA
DATA: 14/06/2019
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Análise da atividade antifúngica in vitro de 2-bromo-N-fenilacetamida frente às espécies de Candida provenientes de um Hospital Universitário
PALAVRAS-CHAVES: Candida albicans, Candida parapsilosis, Candidíase Invasiva, atividade antifúngica e 2-bromo-N-fenilacetamida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A candidiase sistemica, tambem conhecida como candidiase invasiva, e uma infeccao fungica oportunista provocada por leveduras do genero Candida. A forma invasiva e a manifestacao mais grave em decorrencia de sua disseminacao para outros orgaos, promovendo hospitalizacao prolongada e altas taxas de morbimortalidade. O tratamento para essa infeccao grave ainda dispoe de um pequeno arsenal terapeutico, o qual se resume em tres classes: agentes triazolicos, as equinocandinas e os polienos. Embora os farmacos de primeira linha (agentes triazolicos e as equinocandinas) sejam eficazes, algumas especies de Candida sao naturalmente resistentes e outras desenvolvem resistencia adquirida, esta ultima vem ocorrendo de forma crescente e causando uma grande preocupacao devido ao surgimento da multirresistencia fungica. Diante desse quadro preocupante, a busca por novas alternativas farmacoterapeuticas tem sido constante, e uma das fontes de substancias potencialmente ativas sao os compostos sinteticos. Destarte, com base no potencial farmacologico das substancias sinteticas, este estudo investigou a atividade antifungica in vitro do composto sintetico 2-bromo-N-fenilacetamida atraves da determinacao da Concentracao Inibitoria Minima (CIM) e Concentracao Fungicida Minima (CFM), frente as especies de Candida isoladas de pacientes com candidiase invasiva assistidos no Hospital Universitario Lauro Wanderley, Joao Pessoa-PB, no ano de 2017, bem como identificou os agentes etiologicos e seus perfis de resistencia atraves do Kit comercial Candifast® e testou a associacao da substancia teste com o fluconazol. Assim sendo, a presente pesquisa revelou que em 2017, 56% dos casos de candidiase sistemica foram provenientes de pacientes internos nas unidades de terapia intensiva do Hospital Universitario Lauro Wanderley, tendo a especie C. albicans como agente etiologico mais comum (52%), e que, 47% dos isolados clinicos foram resistentes ao fluconazol, dos quais, seis (06) isolados de C. albicans e um de (01) C. parapsilosis. Nos ensaios de atividade antifungica, a substancia teste apresentou CIM50 de 8 µg/mL para C. albicans e 16 µg/mL para C. parapsilosis, e CFM50 de 16 µg/mL para aquela e 32 µg/mL para esta. A associacao entre a 2-bromo-N-fenilacetamida com o fluconazol nao apresentou sinergismo ou antagonismo, sendo caracterizada como indiferente. Portanto, o presente estudo revelou que no ano de 2017, a maioria dos casos de candidiase invasiva foi proveniente de pacientes internos nas unidades de terapia intensiva do citado hospital, tendo a especie C. albicans como agente etiologico mais comum e o fluconazol como unico farmaco que apresentou resistencia. Por fim, a substancia sintetica testada apresentou uma forte atividade fungicida contra isolados clinicos de C. albicans e C. parapsilosis, no entanto, nao apresentou sinergismo ou antagonismo quando associada com o fluconazol.
Presidente - 333921 - EDELTRUDES DE OLIVEIRA LIMA
Externo ao Programa - 1335891 - FELIPE QUEIROGA SARMENTO GUERRA