PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: RAQUEL FRAGOSO PEREIRA CAVALCANTI

DISCENTE: RAQUEL FRAGOSO PEREIRA CAVALCANTI
DATA: 07/02/2020
LOCAL: Auditório do IPeFarM
TÍTULO: Avaliação dos alcaloides warifteina e metilwarifteina em modelo murino de CARAS (Síndrome da Asma e Rinite Alérgicas Combinadas)
PALAVRAS-CHAVES: 1. Cyssampelos sympodialis. 2. Warifteina. 3. Metilwarifteina. 4. Alcaloides. 5. CARAS. 6.Rinite 7.Asma.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A CARAS (Síndrome da Asma e Rinite Alérgicas Combinadas) é caracterizada por inflamações crônicas das vias aéreas superior e inferior e pela resposta imune tipo 2 (TH2), com aumento sérico de IgE-alérgeno específica, infiltração eosinofílica, além da hiperplasia e hipertrofia das células caliciformes. A farmacoterapia da CARAS é baseada em princípios ativos que apresentam uma vasta quantidade de efeitos colaterais e adversos relevantes. Dessa forma, visando à busca por novas alternativas terapêuticas, avaliou-se os possíveis efeitos dos tratamentros com a warifteina ou com a metilwarifteina, alcaloides da Cyssampelos sympodialis, planta com potencial anti-inflamatório, em modelo murino de CARAS induzida por ovalbumina (OVA). Os procedimentos experimentais foram aprovados pela Comissão de Ética no Uso de Animais da UFPB (CEUA Nº 2518050618) e os dados analisados por ANOVA One-way com significância estatística quando p<0,05. Os camundongos BALB/c foram separados em grupos (n=5) com animais normais (Basal), sensibilizados e desafiados com OVA (OVA), sensibilizados, desafiados e tratados, via intranasal, com warifteina (War 2 mg/kg), metilwarifteina (Mwar 2 mg/kg) ou budesonida (BUD 0,9 mg/kg) após o último desafio alergênico. Os animais tratados com warifteina ou metilwarifteina apresentaram diminuição (p<0,05) dos sinais clínicos, espirros e fricções nasais e redução (p<0,05) na hiper-reatividade nasal induzida por histamina a partir da dose de 1nmol. As células do Fluido do Lavado Nasal (NALF) e do Fluido do Lavado Broncoalveoar (BALF) dos diferentes grupos experimentias foram quantificadas e observou-se redução (p<0,05) no número de células totais e diferenciais, principalmente de eosinófilos nos grupos tratamentos com warifteina ou metilwarifteina quando comparados com o grupo OVA. No contexto sistêmico, apenas a metilwarifteina reduziu a eosinofilia. Os níveis séricos de de IgE-OVA específica foram reduzidos (p<0,05) nos grupos de animias tratados com ambos os alcaloides. A análise histológica revelou que os grupos War e Mwar apresentaram diminuição da infiltração de células inflamatórias na região subpetelial e perivascular na cavidade nasal e na região peribronquiolar e perivascular no tecido pulmonar corado em hematoxilina eosina. A hiperplasia e a hipertrofia das células caliciformes nasais e pulmonares, ressaltadas após coloração do PAS, foram reduzidas nos grupos War e Mwar. Os alcaloides não alteraram o número de mastócitos nos tecidos nasal e pulmonar após coloração com o Azul de Toluidina. Em contraste, a quantidade de fibras colágenas nos grupos War e Mwar, observadas após coloração com o Tricomo de Gomori, foi reduzida. Em adição, os tratamentos com a warifteina ou com a metilwarifteina diminuíram (p<0,05) os níveis de citocinas do pefil TH2 (IL-4, IL-13 e IL-5) e do perfil TH17 (IL-17A) com aumento nos níveis de IFN-γ (perfil TH1), indicando um efeito imunomodulador de ambos alcaloides em direção ao perfil TH1 em detrimento ao perfil TH2. A expressão do fator de transcrição NF-кB foi analisada em granulócitos e em linfócitos e foi observado que os grupos War e Mwar apresentaram redução na expressão de NF-кB em ambas as populações. A integração de vias que favorecem a transcrição de citocinas do perfil TH2 via NF-кB pode estar subjacente a alteração da expressão desse fator em granulócitos e linfócitos. Esses dados indicam que a warifteina e a metilwarifteina apresentam efeito antialérgico e imunomodulador em modelo murino de CARAS.
Externo ao Programa - 1885760 - JOELMA RODRIGUES DE SOUZA
Presidente - 1117945 - MARCIA REGINA PIUVEZAM