PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUTOS NATURAIS E SINTÉTICOS BIOATIVOS (PPGPN)

Banca de DEFESA: ROBERT DA SILVA TIBURCIO

DISCENTE: ROBERT DA SILVA TIBURCIO
DATA: 30/03/2022
LOCAL: Videoconferência: meet.google.com/zbb-wxfq-fze
TÍTULO: PLANEJAMENTO, SÍNTESE E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE NOVOS 2-AMINOSELENOFENOS COMO CANDIDATOS A FÁRMACOS LEISHMANICIDAS
PALAVRAS-CHAVES: Reação de Gewald, bioisosterismo, hibridização molecular, 2-aminoselenofenos, atividade leishmanicida, Leishmania spp.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO: A leishmaniose é uma doença tropical causada por protozoários do gênero Leishmania, transmitida por flebotomíneos e acometendo o homem com alta incidência em todo o mundo. Sua terapêutica apresenta-se limitada e obsoleta dispondo de fármacos com elevada toxicidade e baixa eficácia terapêutica, por essa razão há uma crescente necessidade de desenvolvimento e introdução de novos fármacos. Nesse contexto, a química medicinal se apresenta como uma ciência que integra as mais diversas áreas do campo farmacêutico otimizando o processo de planejamento e síntese de novas moléculas bioativas. Estudos prévios do Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas tem demonstrado que derivados 2-aminotiofenos são potencias candidatos à agentes leishmanicidas. Dessa forma, e com base no príncipio do bioisosterismo, esse trabalho visou sintetizar novos 2-aminoselenofenos (2-AS) bioisósteros de 2-aminotiofenos, candidatos a fármacos leishmanicidas, afim de se avaliar os efeitos na atividade leishmanicida e na toxicidade da substituição bioisósterica do Enxofre pelo Selênio. Assim sendo, 12 derivados 2-AS foram sintetizados com base na reação de Gewald. Todos compostos foram caracterizados estruturalmente e avaliados quanto a sua atividade anti-promastigota in vitro frente a 4 espécies do gênero Leishmania: Leishmania amazonensis, L. braziliensis, L. infantum e L. major. Foi observado que 4 compostos (6CNSe2, 6CNSe4, 6CNSe9 e 6CNSe11) foram capazes de inibir o crescimento em concentrações inferiores a 3 µM. Sendo o composto 6CNSe2 o mais ativo da série, possuíndo IC50 = 0,16 µM inferior ao fármaco referência Anfotericina B (0,25 µM) frente a L. braziliensis. Todos 2-AS avaliados apresentaram segurança terapêutica com valores de índice de seletividade (IS) entre 20 - 1.181,2. Através de comparações com resultados anteriores foi possível observar que a modificação bioisósterica S ─ Se foi favorável para atividade leishmanicida na maioria dos compostos. Além disso, a influência da modificação bioisostérica mostrou-se positiva no perfil de segurança aumentando o IS dos candidatos à fármacos leishmanicidas. Esses resultados demonstram ser promissora a estratégia do bioisosterismo empregada na síntese de derivados 2-aminoselefenos como potenciais agentes leishmanicidas.
Presidente - 032.255.374-11 - FRANCISCO JAIME BEZERRA MENDONÇA JÚNIOR - UEPB
Externo à Instituição - LUIS OCTÁVIO REGASINI