PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JACQUELINE MORAIS DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JACQUELINE MORAIS DA COSTA
DATA: 22/02/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Avaliação das propriedades fotocatalíticas e antimicrobianas da solução sólida (Mg,Zn)2SnO4 obtida pelo método de Pechini modificado
PALAVRAS-CHAVES: Espinélios, solução sólida, fotocatálise heterogênea, (Zn,Mg)2SnO4, agente antimicrobiano.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Inorgânica
RESUMO: Espinelios de estanato de zinco (Zn2SnO4) e magnesio (Mg2SnO4) foram combinados com a finalidade de obter uma solucao solida (MgxZn1-x)2SnO4, nas composicoes x= 0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,0 utilizando o metodo Pechini modificado, de modo a investigar a influencia da substituicao dos ions Zn2+ pelos ions Mg2+ na rede do espinelio para aplicacao como fotocatalisadores na descoloracao de solucoes aquosa do corante amarelo remazol ouro e como agente antimicrobiano. Os materiais foram caracterizados pelas tecnicas de difracao de raios-X (DRX), fluorescencia de raio –X (FRX), espectroscopia vibracional na regiao do infravermelho (IV), espectroscopia de absorcao na regiao do ultravioleta visivel (UV-Vis), espectroscopia Raman (RAMAN), espectroscopia de fotoluminescencia (FL), e medida de area superficial (SBET). Os resultados de DRX mostraram que os materiais apresentaram alta organizacao a longo alcance. Os espectros de IV e Raman confirmaram a presenca dos octaedros [ZnO6], [MgO6], [SnO6] e dos tetraedros (ZnO4) e (MgO4). A substituicao na estrutura cristalina levou a diferentes propriedades fotoluminescentes no espectro visivel, variando a regiao de emissao de mais baixa a mais alta energia com o aumento de Mg2+ na estrutura. Estas emissoes foram provavelmente favorecidas pelos diferentes tipos de defeitos criados dentro do band gap destes materiais. Alguns parametros foram avaliados na fotodescoloracao: temperatura de calcinacao do catalisador (800 e 900 °C), diferentes concentracoes do corante (10, 20 e 40 mg.L-1) e pH da solucao (3 e 6). As solucoes solidas apresentaram excelentes resultados. Para as composicoes intermediarias a eficiencia pode ser atribuida a sua elevada area superficial, chegando a ~95 % em tempos inferiores a 3 h e para os espinelios puros pode estar relacionada a menor distorcao para o Zn2SnO4 e ao elevado band gap do Mg2SnO4 dificultando a recombinacao eletron-buraco.
Externo à Instituição - ANA FLAVIA FELIX FARIAS
Externo ao Programa - 050.881.324-76 - ANDRE LUIZ MENEZES DE OLIVEIRA - NENHUMA