PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JULYS PABLO ATAYDE FERNANDES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULYS PABLO ATAYDE FERNANDES
DATA: 28/02/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: UM ESPECTROFOTÔMETRO DE EMISSÃO EM CHAMA PORTÁTIL EMPREGANDO UM NEBULIZADOR ULTRASSÔNICO DE REDE ATIVA E DETECÇÃO POR IMAGENS DIGITAIS
PALAVRAS-CHAVES: Espectrometria de Emissão Atômica; instrumentação portátil; processamento de imagens digitais; nebulização ultrassônica.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO: O desenvolvimento de instrumentos analiticos portateis continua atraindo interesse no meio cientifico. Apesar dos avancos na area, construir versoes inteiramente portateis dos instrumentos de emissao atomica ainda constitui um desafio devido principalmente as dificuldades de planejar um sistema de nebulizacao-atomizacao adequado. Nesse contexto, propoe-se o desenvolvimento de um espectrofotometro de emissao em chama portatil com nebulizacao ultrassonica e deteccao por imagens digitais. As partes de sustentacao do sistema de nebulizacao-atomizacao e da optica do instrumento foram construidos com material de baixo custo, como madeira e material polimerico para impressao 3D. O sistema de nebulizacao-atomizacao dispensa o uso de um dessolvatador e requer volumes tao baixos quanto 5 μL de amostra por analise. Um macarico portatil foi adaptado como queimador, e a chama oxidante produzida por ele se mostrou estavel para as medidas de emissao atomica com autonomia de ate 9,4 h em uso continuo. O espectrofotometro usa a camera de um dispositivo Android como detector, porem um espectrometro comercial tambem pode ser empregado para fins de comparacao de resultados. Aplicou-se o instrumento na determinacao de Li+ em comprimidos antidepressivos na determinacao de Na+ em uma amostra certificada de agua doce, obtendo-se valores de precisao e exatidao aceitaveis em ambos os casos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1228750 - EDVAN CIRINO DA SILVA
Externo à Instituição - KASSIO MICHEL GOMES DE LIMA
Externo à Instituição - LIVIA PAULIA DIAS RIBEIRO
Presidente - 3477843 - LUCIANO FARIAS DE ALMEIDA
Interno - 1650955 - SHERLAN GUIMARAES LEMOS