PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: JESSYCA BRENA SOARES RODRIGUES

DISCENTE: JESSYCA BRENA SOARES RODRIGUES
DATA: 27/03/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Questões sociocientíficas na elaboração de uma proposta didática discursiva em aulas de química no ensino superior.
PALAVRAS-CHAVES: Argumentação; questões sociocientíficas; casos investigativos; alfabetização científica.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
RESUMO: O presente trabalho trata do uso da atividade didatica de casos investigativos que exploram questoes sociocientificas como meio de promover o discurso argumentativo em sala de aula de quimica no ensino superior. Acreditamos que esse tipo de abordagem esta em consonancia com os objetivos da alfabetizacao cientifica, visando a formacao do cidadao voltada a participacao democratica. O objetivo do trabalho foi promover um espaco para argumentacao, alem de contribuir para o desenvolvimento das habilidades de pesquisa, trabalho colaborativo, tomada de decisao e compreensao da natureza da ciencia. A pesquisa e orientada pela teoria social critica, aproximando-se das ideias de Paulo Freire. Foram elaborados dois casos investigativos : “Problema na Abacaxicultura” e “Sangue Artificial”. Os participantes da pesquisa, alunos do segundo periodo do curso de licenciatura e bacharelado em Quimica, resolveram os casos de modo colaborativo, em pequenos grupos. Apos isso, apresentaram oralmente a solucao escolhida pelo grupo. Utilizamos os seguintes instrumentos para coleta dos dados: gravacao em video das apresentacoes orais e discussoes, textos dissertativos de cada participante e material expositivo usado pelos grupos nas apresentacoes. Para analise das producoes textuais usamos a metodologia de analise de conteudo. Percebemos que os alunos avancaram em relacao a compreensao de aspectos da natureza da ciencias e fundamentaram a decisao, principalmente, de acordo com questoes socioeconomicas, ambientais e tendo como referencia o conhecimento cientifico. Ja na analise do material em video, procuramos identificar e qualificar os argumentos de acordo com o padrao de Toulmin. Podemos dizer que os participantes apresentaram argumentos formalmente validos, a maioria simples, outros apresentando ate mesmo o elemento de refutacao ou mais de uma justificativa, o que para alguns autores e um sinal de um argumento mais complexo. A atividade favoreceu a compreensao de aspectos sociais, ambientais e economicos que se relacionam a ciencia e ao trabalho cientifico.
Externo à Instituição - ANGELA FERNANDES CAMPOS
Presidente - 1724468 - KAREN CACILDA WEBER