PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

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Banca de DEFESA: PEDRO HENRIQUE MORAES DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PEDRO HENRIQUE MORAES DE ARAUJO
DATA: 14/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Reuniões do Núcleo de Pesquisa e Extensão - LACOM/REITORIA/UFPB
TÍTULO: Desoxigenação catalítica em processo contínuo e semi-batelada para obtenção de bioquerosene de aviação.
PALAVRAS-CHAVES: microalgas, biocombustíveis, licuri, desoxigenação catalítica.
PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Físico-Química
RESUMO: O possivel esgotamento e a poluicao ocasionados pelos combustiveis fosseis sao temas cada vez mais recorrentes. Como forma alternativa e eficiente, atraves de recursos energeticos alternativos, a industria ad aviacao faz uma busca intensa pelo biocombustivel sustentavel ideal, a fim de reduzir as emissoes de CO2 do setor. A primeira geracao de biocombustiveis, alem de derivar de culturas alimentares, contribui para a escassez de agua e de terras agricultaveis. Os biocombustiveis de segunda geracao, nao fazem uso de materias-primas com fins alimentares, e sua producao e elevada, a exemplo do licuri, cujas amendoas apresentam 38% de oleo. O biocombustivel de terceira geracao, cuja materia-prima alem de nao apresentar os problemas anteriores, ainda intensifica a mitigacao de CO2. Sua principal fonte sao as microalgas, as quais sao consideradas uma fonte de energia alternativa tecnicamente viavel. O metodo termoquimico da desoxigenacao catalitica, processo que compoe um dos metodos ja certificados para sintese de bioquerosene de aviacao alternativa, Hydroprocessed Esters and Fatty acids, e o mais viavel para essas materias primas, tendo em vista que suas composicoes estao dentro da faixa do bioquerosene de aviacao. Por esse motivo, o presente trabalho avaliou a obtencao de hidrocarbonetos a partir da reacao de desoxigenacao catalitica do licuri e da microalga Scenedesmus acuminatus, utilizando diferentes tipos catalisadores de paladio suportado em carvao ativado, em diferentes tipos de reatores. Os resultados indicaram que o reator continuo apresentou os melhores resultados, chegando ate 52.4% de rendimento com conversao de 57% e seletividade a n-alcanos de ate 93,1% para o biodiesel de licuri. A seletividade a CO2 em geral indicou o favorecimento do catalisador pela rota da descarobixacao, considerando a perda de 1 carbono nos n-alcanos dos produtos. Os resultados qualificam tanto o licuri quanto o biodiesel como potenciais precursores para a producao de bioquerosene de aviacao. No entanto, e importante que se faca o aumento de escala do modelo de reator trickle-bed, e que as etapas de isomerizacao e separacao dos hidrocarbonetos seja executada ao fim do processo, para que o biocombustivel produzido possa atender as espeficiacoes.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMANDA DUARTE GONDIM
Interno - 2558610 - ANA PAULA DE MELO ALVES GUEDES
Externo à Instituição - DONATO ALEXANDRE GOMES ARANDA
Interno - 805.421.314-04 - MARTA MARIA DA CONCEICAO - UFPB
Presidente - 1964406 - NATALY ALBUQUERQUE DOS SANTOS