PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA (PPGQ)

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA (CCEN)

Banca de DEFESA: ANABEL SANTOS LOURENCO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANABEL SANTOS LOURENCO
DATA: 20/07/2020
LOCAL: Defesa por vídeoconferência
TÍTULO: Ftalocianinas metálicas como mediadores de elétrons para determinação voltamétrica de ácido tartárico e histamina em amostras de vinhos
PALAVRAS-CHAVES: Metaloftalocianinas, eletrodo de pasta de carbono, ácido tartárico, aminas biogênicas, vinho.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Química
SUBÁREA: Química Analítica
RESUMO: A necessidade de estudar e quantificar constituintes presentes em matrizes importantes justifica o desenvolvimento de métodos analíticos e o uso de eletrodos quimicamente modificados com mediadores redox. A utilização desses sensores viabiliza estudos com espécies de grande impacto, industrial, ambiental e para a saúde humana. Nesse contexto, o uso de ftalocianinas metálicas, como mediadores de elétrons, tem sido empregado em eletroanálise uma vez que apresentam características eletroquímicas favoráveis ao método de modificação e possuem propriedades que facilitam a transferência de elétrons, tais com alta área superficial e a ocorrência de processos redox com pequenos gastos de energia. O presente trabalho propõe o desenvolvimento de métodos voltamétricos utilizando eletrodos de pasta de carbono (CPE) modificados com ftalocianinas metálicas. O primeiro estudo consistiu no desenvolvimento de um sensor modificado com ftalocianina de cobalto II (CoPC) associado a calibração multivias para determinação de ácido tartárico (TA) em amostras vinhos na presença de outros ácidos orgânicos. O TA é um ácido orgânico de baixo peso molecular e possui muitas aplicações na indústria farmacêutica, alimentícia e de bebidas, agindo como acidulante, antioxidante e intensificador de sabor. Encontra-se presente no vinho em altas concentrações, e sua quantificação é de extrema importância, por este ácido influenciar nas propriedades organolépticas, estabilidade e características microbiológicas desta bebida. A partir das investigações utilizando diferentes ftalocianinas foi possível comprovar que apenas a CoPC é capaz de eletrocatalisar a reação de oxidação eletrocatalítica do TA, devido a presença do cobalto presente neste complexo. O potencial de resposta e a sensibilidade variam com a mudança de pH do meio, apresentando maior sensibilidade em tampão acetato (pH = 4,5) com faixa linear de resposta de 10 – 100 µmol L-1 (r = 0,9991) e recuperações na faixa de 96,41 a 102,43%. Outros importantes constituintes presente nos vinhos são as aminas biogênicas, cuja presença dessas sustâncias diminui a qualidade dessa bebida, o que justifica o desenvolvimento de métodos analíticos para determinação dessas espécies. A importância dessas aminas deve-se ao elevado potencial toxicológico para a saúde humana e por estas contribuir para a má qualidade dos alimentos e bebidas que as contém. Portanto, foi desenvolvido um CPE modificado com ftalocianina de níquel (NiPC) para determinação simultânea de histamina e triptamina em amostras de vinhos. Os estudos mostraram que, além da NiPC outras ftalocianinas metálicas eletrocatalisa a reação de oxidação dessas aminas, entretanto apenas a NiPC contribuiu para a elevada sensibilidade do método proposto. O potencial de resposta e a sensibilidade dos dois analitos são dependentes do pH, obtendo respostas ótimas em tampão fosfato, pH = 8,5 com LOD de 0,003 µg mL-1 e 0,035 µg mL-1 e LOQ de 0,010 µg mL-1 e 0,115 µg mL-1, para triptamina e histamina, respectivamente. Os resultados obtidos revelaram a importância do uso das ftalocianinas metálicas como mediares de elétrons para a eletrocatálise das diferentes espécies químicas com baixos LOD e LOQ em amostras complexas, tais como o vinho.
Externo ao Programa - 2343448 - EDILENE DANTAS TELES MOREIRA
Interno - 1774131 - KATIA MESSIAS BICHINHO