PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: CAMILA MACEDO PEREIRA

DISCENTE: CAMILA MACEDO PEREIRA
DATA: 30/10/2019
LOCAL: UFPB/CCHLA
TÍTULO: A questão da fundamentação e o problema da efetivação dos direitos humanos em Norberto Bobbio
PALAVRAS-CHAVES: Direitos Humanos; Fundamento; Dignidade.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: Na presente dissertação analisaremos como a questão do fundamento dos direitos humanos e o problema de sua efetivação tem adquirido relevância no debate contemporâneo. Para dar conta dessas questões, escolhemos como principal referencial teórico o filósofo italiano Norberto Bobbio, para quem os conceitos de direitos humanos e dignidade não são unívocos, pois não podem abranger todos os cidadãos em todas as culturas e situações. Bobbio deixa claro que um fundamento absoluto tal como defendido pelo jusnaturalismo, não seria possível atualmente. Até porque, segundo ele, a expressão direitos humanos é vaga, imprecisa. Em razão do seu caráter histórico, os direitos humanos, por serem também mutáveis, não possuem fundamentos absolutos. Bobbio, por fim, ressalta que a questão fundamental da nossa época é de natureza política, pois se trata, sobretudo, de encontrar meios para a efetivação de tais direitos.
Externo à Instituição - DANILO VAZ CURADO RIBEIRO DE MENEZES COSTA
Interno - 1669790 - ENOQUE FEITOSA SOBREIRA FILHO