PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

ATIVIDADE ESPECIAL- MÊS DE NOVEMBRO - Mês do Wittgenstein - SEMINÁRIOS SOBRE WITTGENSTEIN

Em um esforço conjunto de todo o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba, as quintas-feiras de novembro pela tarde serão voltadas para 4 seminários sobre Wittgenstein, ministrados pelo Prof. Dr. Jonathan Elizondo Orozco, doutor e pós-doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com sua pesquisa voltada para Wittgenstein, em especial, questões de metaética. Os encontros serão voltados para as turmas do mestrado e da graduação em Filosofia da UFPB e serão via Google Meet. Será uma ocasião especial tendo em vista os 100 anos de lançamento do Tractatus LogicoPhilosophicus e do fundamental impacto dessa obra na história da Filosofia.

Aos 19 anos, Ludwig Wittgenstein viajou a Manchester a estudar engenharia em 1908. Três anos depois, em 1911 se interessou pela filosofia da matemática, e viajou a Cambridge para estudar com Bertrand Russell, depois de ter sido aconselhado por Frege. De 1912 a 1917, Wittgenstein dedicou-se a escrever o Tractatus Logico-Philosophicus. A maioria do livro foi concluído enquanto lutava na I Guerra Mundial, com o exército austríaco. Depois se ter sido preso na Itália, e ter sido liberado, Wittgenstein esmerou-se em tentar a publicação do livro. Foi em 1921 quando uma versão em alemão saiu ao público. A fama do livro demorou em chegar, mais quando o fez foi para sempre. Mudando a visão do jeito de fazer filosofia, o Tractatus tornou-se um divisor de aguas da história do pensamento ocidental. Inspirando vários pesquisadores ao redor do mundo, sendo o mais conhecido o grupo chamado o Círculo de Viena, que se reunia na Universidade da cidade homônima para discutir o livro, na década de 30.

Wittgenstein se afastou da Filosofia por vários anos, até que voltou a Cambridge em 1929, onde começou a se afastar dos pontos principais que defendeu no Tractatus. Quando morreu em 1951, trabalha nos estudos que posteriormente seriam conhecidos com o título Da certeza livro que foi publicado na década de 60. Porém, em 1953, publicou-se um livro com um prefacio de 1945 que se intitulou Investigações Filosóficas. Este livro modificou, em parte, as teses principais do Tractatus e inspirou outras escolas de pensamento, entre elas a chamada Filósofos da Linguagem Ordinária de Oxford. Os encontros propostos para o mês de novembro propõem trazer a perspectiva a importância da filosofia wittgensteiniana a um século da publicação do seu primeiro livro (e único publicado em vida). As temáticas serão distribuídas como segue:

1) Encontro 1- 05 de novembro- A vida de Wittgenstein e o Tractatus

Para entender as propostas do filósofo austríaco é importante ter uma noção da vida de quem foi chamado por Bertrand Russell de gênio. O encontro visará fazer uma introdução aos eventos importantes na vida de Wittgenstein e localizar a influência deles no Tractatus LogicoPhilosophicus.

2) Encontro 2- 12 de novembro- Tractatus Logico-Philosophicus e o fim da filosofia

Wittgenstein chegou a sugerir que com o seu livro, os verdadeiros problemas filosóficos tinham sido resolvidos. O encontro procura indicar os pontos principais do Tractatus LogicoPhilosophicus e sua importância na história da filosofia do século XX.

3) Encontro 3- 19 de novembro- As Investigacões Filosoficas e o giro pragmático

Alguns estudiosos têm sugerido que Wittgenstein se afastou de seu modo de pensar, porém, este terceiro encontro procura demonstrar que o filosofo tentou complementar as linhas principais que tinha desenvolvido no Tractatus.

4) Encontro 4- 26 de novembro- Existe um terceiro Wittgenstein

A partir das teses do livro Da certeza, tem se insinuado a possibilidade de que Wittgenstein, ao momento da sua morte, tenha se afastado mais ainda das mudanças que propôs nas Investigações Filosóficas. O encontro procura discutir se é possível se falar na existência de uma terceira etapa da filosofia wittgensteiniana.

Baixar Arquivo