PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: ANGELA ELISA CABRAL PACHECO

DISCENTE: ANGELA ELISA CABRAL PACHECO
DATA: 12/08/2022
LOCAL: sala virtual do Google Meet: meet.google.com/mhu-pshb-hqt
TÍTULO: A eutanásia enquanto problema ético e a questão filosófica da morte
PALAVRAS-CHAVES: Eutanásia; Morte, Bioética, Filosofia.
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO: A eutanásia é um termo originário do grego (ευθανασία) que poderia ser traduzido como “morte boa” ou “morte apropriada” (etimologicamente, o eu quer dizer boa, digna, sem sofrimento, e thanathos significa morte). Desde o seu surgimento, a eutanásia tem sido objeto de múltiplos enfoques. Trata-se de um problema complexo, controverso e repleto de dilemas de natureza moral. A eutanásia é, por excelência, um tema que concerne à bioética, haja vista que envolve questões relacionadas à liberdade de escolher a própria morte, a responsabilidade dos agentes, aos efeitos de uma decisão e aos valores, juízos e convicções morais do sujeito. Além disso, trata-se de uma questão que tangencia a ontologia do ser vivo e a dignidade do viver. Mais ainda, ela nos coloca em face do problema da finitude, ou seja, da nossa condição de ser-para-a-morte. Eis por que a eutanásia, antes de ser um problema de ordem médica, é, preliminarmente, um tema de natureza filosófica. A reflexão filosófica sobre a eutanásia e o problema filosófico da morte tem enfoque também quanto à (falta de) qualidade da vida e, mais ainda, ao dever de humanidade para com pacientes em situações de extremo sofrimento e ausente de dignidade em razão da sofreguidão causada pelo seu estado de morbidade. A dignidade implica também em assegurar a condição de ‘unidade’ do próprio sujeito, por meio de uma decisão ética que comprometa, de forma responsável, o outro.
Presidente - 337218 - MARCONI JOSE PIMENTEL PEQUENO
Interno - 1673909 - GILFRANCO LUCENA DOS SANTOS