PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FILOSOFIA (PPGF)

Banca de DEFESA: WEIDER FERREIRA DA SILVA

DISCENTE: WEIDER FERREIRA DA SILVA
DATA: 20/06/2018
LOCAL: ufpb/cchla
TÍTULO: Personalização e despersonalização em Emmanuel Mounier.
PALAVRAS-CHAVES: Personalismo; Ser Humano; Pessoa; Emanuel Mounier; Personalização; Despersonalização.
ÁREA: Filosofia
RESUMO: O personalismo de Emmanuel Mounier tem o ser humano como centro, nas suas reflexoes. Ele apresenta o ser humano atraves do conceito de pessoa, uma maneira peculiar e bastante propria e original. Todavia, podem-se encontrar tracos do desenvolvimento do conceito de pessoa ao longo de toda a Historia da Filosofia. A organizacao da ideia de ser humano como pessoa, porem, so aparecera em 1932, nas publicacoes da revista Esprit, na Franca, sob a inspiracao e direcao de Mounier. Neste trabalho, apresenta-se uma reflexao sobre o movimento de personalizacao e despersonalizacao, conforme o pensamento de Mounier. A personalizacao e o movimento que o ser humano realiza para assumir a condicao de pessoa. A condicao de pessoa e compreendida como telos de todo ser humano. A despersonalizacao, por conseguinte, sera analisada, nesta reflexao, sob duas possibilidades: a primeira, como o contrario da personalizacao. A segunda possibilidade e aquela na qual o ser humano nem chega a ser pessoa, seja por causa das determinacoes do meio em que vive e outras, seja por escolha livre.
Presidente - 1024473 - IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA
Interno - 337153 - GIUSEPPE TOSI