PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: RAONI DE ARAUJO PEGADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAONI DE ARAUJO PEGADO
DATA: 31/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Metodologia de Reconfiguração de Redes de Distribuição de Energia Elétrica via OpenDSS usando Otimização por Enxame de Partículas
PALAVRAS-CHAVES: C#, controle da taxa de mutação, função sigmoide, OpenDSS, otimização por enxame de partículas, reconfiguração, redes de distribuição.
PÁGINAS: 61
RESUMO: O foco desse trabalho está em apresentar uma metodologia para a resolução do problema de reconfiguração de redes primárias de distribuição, fazendo dos recursos do software Open Distribution System Simulator (OpenDSS) e do método de otimização por enxame de partículas. Além de utilizar do conceito de busca por malha ou espaço seletivo, o que reduz consideravelmente o espaço de busca das soluções, o método proposto apresenta uma nova função sigmoide capaz de promover um controle na taxa de mudança das partículas e uma melhor exploração do espaço de busca, resultando em uma melhoria na convergência dos resultados. O algoritmo de solução foi desenvolvido para minimizar as perdas de potência do sistema, levando em consideração seus limites operacionais. Para isso, foi elaborado um programa na linguagem de programação C# permitindo a integração entre o OpenDSS e a metodologia de reconfiguração proposta. Finalmente, o algoritmo proposto foi validado em dois sistemas teste de distribuição de energia, comumente encontrados na literatura, os sistemas 33-Barras e 69-Barras. Os resultados dos testes foram comparados com os resultados de outras técnicas modernas reportadas na literatura.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANKLIN MARTINS PEREIRA PAMPLONA
Interno - 1984771 - HELON DAVID DE MACEDO BRAZ
Presidente - 1972270 - YURI PERCY MOLINA RODRIGUEZ