PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de DEFESA: RAONI DE ARAUJO PEGADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAONI DE ARAUJO PEGADO
DATA: 26/02/2019
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Reconfiguração de Redes de Distribuição de Energia Elétrica usando Otimização por Enxame de Partículas Aprimorado
PALAVRAS-CHAVES: Controle da taxa de mudança, função sigmoide, linguagem de programação C#, OpenDSS, otimização por enxame de partículas, reconfiguração, redes de distribuição.
PÁGINAS: 92
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: O presente trabalho apresenta um metodo para a resolucao do problema de reconfiguracao de redes primarias de distribuicao, fazendo uso dos recursos do software Open Distribution System Simulator (OpenDSS) e de uma nova tecnica de otimizacao por enxame de particulas binarias (BPSO), nomeada de BPSO seletivo aprimorado. Alem de utilizar do conceito de busca por malha ou espaco seletivo, o que reduz consideravelmente o espaco de busca das solucoes, o metodo proposto apresenta uma nova funcao sigmoide capaz de promover um controle na taxa de mudanca das particulas e uma melhor exploracao do espaco de busca, resultando em uma melhoria na convergencia dos resultados. O algoritmo de solucao foi desenvolvido para minimizar as perdas de potencia do sistema, levando em consideracao seus limites operacionais. Para isso, foi elaborado um programa na linguagem de programacao C# permitindo a integracao entre o OpenDSS e o metodo de reconfiguracao proposto. Seu funcionamento foi demonstrado em um sistema simples de 5 barras. Finalmente, o algoritmo proposto foi aplicado em tres sistemas de distribuicao disponiveis literatura tecnica, realizando testes de validacao e efetividade das rotinas desenvolvidas. Os resultados dos testes foram comparados com resultados de outras tecnicas modernas reportadas na literatura.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANKLIN MARTINS PEREIRA PAMPLONA
Interno - 1984771 - HELON DAVID DE MACEDO BRAZ
Presidente - 1972270 - YURI PERCY MOLINA RODRIGUEZ