PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTONIO VENANCIO DE MOURA LACERDA FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO VENANCIO DE MOURA LACERDA FILHO
DATA: 28/02/2019
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Um novo inversor híbrido de cinco níveis alimentado por fonte fotovoltaica
PALAVRAS-CHAVES: Conversores de potência, microgeração de energia solar, boostflyback, inversor de 5 níveis.
RESUMO: A busca por conversores de potência que realizem o processamento de energia com maior eficiência e menores perdas, é constante na eletrônica de potência. Uma das utilizações destes conversores é a conversão de energia fotovoltaica em energia elétrica. O aporte financeiro para o setor de microgeração de energia solar no Brasil tem aumentado ao longo dos anos, fazendo com que o número de instalações cresça. Este trabalho tem como objetivo apresentar dois novos tipos de conversores que podem ser alimentados a partir da energia fotovoltaica. Um conversor cc-cc boost-flyback composto a partir de algumas topologias já existentes e um novo inversor cc-ca de 5 níveis. A tensão gerada por módulos fotovoltaicos é de baixo valor, sendo necessária a elevação para níveis compatíveis em sua aplicação. No caso de aplicação em uma rede de corrente alternada, um inversor é utilizado em série com o elevador de tensão. Um conversor boost-flyback, com duas saídas isoladas, e alimentado por uma fonte fotovoltaica é integrado a um novo inversor de cinco níveis para compor o sistema fotovoltaico.
Presidente - 003.387.024-15 - EDISON ROBERTO CABRAL DA SILVA - UT-III
Externo ao Programa - 1984067 - KLEBER CARNEIRO DE OLIVEIRA