PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANK WESLEY RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANK WESLEY RODRIGUES
DATA: 28/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: MultiCT
TÍTULO: Projeto Simultâneo do Regulador Automático de Tensão e Estabilizador de Sistema de Potência Utilizando Otimização por Enxame de Partículas Modificado
PALAVRAS-CHAVES: Controle Ótimo. Regulador Automático Tensão. Estabilizador Sistemas Potência. Otimização por Enxame Partícula Modificado.
PÁGINAS: 107
RESUMO: Este trabalho apresenta o projeto de controle ótimo para determinação de parâmetros dos controles associados com a regulagem de tensão e o aumento do amortecimento das oscilações no gerador síncrono em um Sistema Máquina Barra Infinita (SMIB - System Machine Infinity Bus) utilizando a técnica de Otimização por Enxame de Partículas (PSO - Particle Swarm Optimization) com algumas modificações propostas. Neste trabalho é possível verificar com detalhes como empregar o algoritmo proposto para pesquisa eficiente dos melhores parâmetros do Regulador Automático de Tensão (AVR - Automatic Voltage Regulator) e do Estabilizador de Sistema de Potência (PSS - Power System Stabilizer). As modificações propostas no PSO clássico são representadas por alterações no controle de inércia do algoritmo e no espaço de busca dos parâmetros. Os valores encontrados foram comparados com os parâmeros obtidos utilizando técnicas de sintonia convencionais, baseados em modelos de equações diferenciais linearizadas e também com a técnica do PSO clássico. Para análise do desempenho dos controles, utilizou-se uma função objetivo baseada na resposta ao tempo do sistema para uma variação na tensão de referência. Análise dos resultados das simulações com o método proposto mostrou que as modificações realizadas proporcionaram um melhor desempenho do algoritmo, destacando-se pela sua simplicidade, características de convergência estáveis e ajuste rápidos dos parâmetros do controlador ótimo do AVR e PSS.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1311843 - ALEXANDRE CEZAR DE CASTRO
Presidente - 335861 - CLIVALDO SILVA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 1315654 - ROGERIO GASPAR DE ALMEIDA
Interno - 1972270 - YURI PERCY MOLINA RODRIGUEZ