PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de DEFESA: IGLEYCE KELLY ALVES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IGLEYCE KELLY ALVES DA SILVA
DATA: 04/12/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Modelagem de controle do inversor para Geração Distribuída em DIgSILENT PowerFactory® para análise de redes elétricas
PALAVRAS-CHAVES: Inversor tipo fonte de tensão. Filtro LCL. Geração distribuída. Controle. DIgSILENT. PLL (Phase-Locked Loop). Microrrede.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Este artigo apresenta a modelagem de controle do inversor no DIgSILENT PowerFactory® para analisar os efeitos de fontes de geração distribuída (DG) na rede de distribuição. A modelagem deste inversor foi projetada considerando o bloco "Composite Model", consiste em slots aos quais controladores ou elementos predefinidos podem ser atribuídos (‘Common Models’) dentro de um sistema dinâmico. Assim, o uso desta ferramenta permite uma análise muito detalhada do comportamento dinâmico do sistema, permitindo o controle de suas variáveis. Para aplicar em um sistema grande, foi realizado o projeto de controladores para o sistema de energia e foi implementado no sistema de 9 barramentos. Análises de comutação de curto-circuito e carga foram realizadas e os resultados numéricos são apresentados e discutidos para demonstrar a aplicabilidade da modelagem de controle do inversor proposta em grandes sistemas.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLIVALDO SILVA DE ARAUJO
Interno - 1839060 - NADY ROCHA
Externo ao Programa - 1315654 - ROGERIO GASPAR DE ALMEIDA
Presidente - 1972270 - YURI PERCY MOLINA RODRIGUEZ