PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
(83)32167857

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO JOSE SAMPAIO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BRUNO JOSE SAMPAIO DE SOUSA
DATA: 28/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ESTIMATIVA DOS BENEFÍCIOS DAS OBRAS DE INVESTIMENTO NOS INDICADORES DA QUALIDADE DO SERVIÇO UTILIZANDO REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
PALAVRAS-CHAVES: Qualidade do serviço. Indicadores de continuidade. DEC. FEC. Aprendizado de máquina. Redes Neurais Artificiais. Obras de investimento. Benefício das obras.
PÁGINAS: 62
RESUMO: A qualidade do serviço de distribuição de energia elétrica apresenta grande impacto na satisfação do consumidor e na garantia de concessão para as empresas distribuidoras. Conforme dados apurados para o ano de 2020, os consumidores do Brasil ficaram, em média, 12 horas sem energia elétrica no ano, com uma frequência de 8 interrupções anuais. Para a concessionária em estudo, os indicadores principais de continuidade do serviço (DEC e FEC) estão em patamares abaixo dos limites regulatórios, mas devido às restrições orçamentárias, a previsão de benefício que as obras estruturantes trazem aos indicadores de continuidade deve ser assertiva, para um direcionamento adequado dos investimentos e tomada de decisões. Diante desse cenário, propõe-se uma metodologia para estimação do benefício associado às obras de investimento nos indicadores de continuidade, tomando como base conceitos de Redes Neurais Artificiais. Os dados utilizados foram extraídos de bancos de dados da distribuidora e analisados para identificação das variáveis de entrada e proposição de modelos que possam predizer as saídas de interesse, o DEC e FEC. Os valores realizados de interrupções por causas foram considerados como entrada e os resultados dos indicadores de continuidade associados aos tipos de obras estudados formam as saídas do modelo, com isso identifica-se os benefícios de acordo com as causas de interrupções e tipos de obras conforme classificação da distribuidora. A técnica de RNA testada foi a Multi Layer perceptron (MLP) para dois modelos distintos que variam as saídas de acordo com as causas de interrupção.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2164703 - CAMILA SEIBEL GEHRKE
Interno - 1984771 - HELON DAVID DE MACEDO BRAZ
Presidente - 1972280 - JUAN MOISES MAURICIO VILLANUEVA