PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: EMMANUEL LEITE DE MEDEIROS

DISCENTE: EMMANUEL LEITE DE MEDEIROS
DATA: 29/09/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Aplicação de Tecnologias de Internet das Coisas para o Desenvolvimento de um Sistema de Monitoramento e Controle para uma Rede Hidráulica
PALAVRAS-CHAVES: LoRa. Sistemas de Monitoramento e Controle Sem Fio. Sistemas de Abastecimento de Água. Internet das Coisas
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Um dos grandes desafios enfrentados por sistemas de abastecimento de água é gerenciar, apropriadamente e eficientemente, os recursos hídricos no decorrer da distribuição de água. Para considerá-los eficientes, é necessário implementar ferramentas que proporcionem baixo consumo hídrico e energético, baixo custo de manutenção e que forneçam água mediante a demanda exigida. Entretanto, devido ao seu dimensionamento e particularidades, esses sistemas possuem uma série de dificuldades de projeto e implementações, como alto custo de implementação e operacional e a ausências de soluções flexíveis e robustas para monitoramento e controle. Consequentemente, essas dificuldades acarretam em um dos principais problemas em sistemas de abastecimento: os vazamentos. Segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) mais de 39% de água potável é desperdiçada ao longo da distribuição devido a essa problemática. Com o advento do conceito Indústria 4.0, técnicas e tecnologias vêm surgindo, a exemplo da Internet das Coisas, para beneficiar os sistemas de abastecimento e proporcionar melhorias no monitoramento e controle de processos industriais. O uso de IoT na indústria permite a interconexão entre sensores e atuadores por meio de dispositivos de telecomunicação, trazendo benefícios como redução de custos de implementação, de manuntenção e ampliação da cobertura de redes industriais. Por outro lado, a robustez do sinal de rádio frequência o alcance de transmissão e o consumo energético de dispositivos são alguns do principais empecilhos enfrentados pela soluções em monitoramento e controle sem fio. Dessa forma, neste trabalho será apresentado um sistema de baixo custo, que proporciona robustez e flexibilidade aos sistemas de monitoramento e controle sem fio, voltados à sistemas de abastecimento. O sistema será composto por módulos LoRa que farão a comunicação sem fio e será aplicado a uma plataforma de tanques presente em um laboratório da Universidade Federal da Paraíba. A plataforma simula o processo de abastecimento e consumo de reservatórios em sistemas de abastecimento de água.
Externo à Instituição - ANTONIO MARCUS NOGUEIRA LIMA
Externo ao Programa - 1839065 - CARLOS ALBERTO DE SOUZA FILHO