PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: HUGO BRUNO SANTOS ARAUJO

DISCENTE: HUGO BRUNO SANTOS ARAUJO
DATA: 29/09/2022
LOCAL: https://meet.google.com/qnm-hjqw-imt
TÍTULO: Análise de Performance de Algoritmos de Reconstrução para um Conversor Analógico para Informação
PALAVRAS-CHAVES: Amostragem Compressiva, Conversor Analógico para Informação, Sinais Esparsos, Rede de Sensores Sem Fio
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: A abordagem convencional para amostragem de sinais analógicos para digital segue o Teorema de Nyquist em que a taxa de amostragem, chamada de Taxa de Nyquist, deve ser pelo menos duas vezes o valor da frequência máxima do sinal analógico. Em termos práticos, no geral, as taxas de amostragem de conversores analógicos digitais (ADC) são bem superiores à taxa de Nyquist a fim de otimizar a recuperação do sinal, porém aumentase também a necessidade de memória e de poder de processamento, os custos dos sistemas como um todo e um maior consumo de energia. Diversas aplicações para a Internet das Coisas (IoT), tais como: casas e cidades inteligentes (Smart Homes e Smart Cities), monitoramento ambiental, Rede de Sensores Sem Fio (RSSF), entre outras, requerem dispositivos de ultra-baixa potência. No desenvolvimento em RSSF/IoT, o tempo de vida e o consumo de energia de seus dispositivos são altamente relevantes dado que usam rádios transceptores, com consumo de energia relativamente alto, para transmitir dados medidos e adquiridos por conversores analógico-digitais. A Amostragem Compressiva foi uma técnica proposta que explora a esparsidade de um sinal em um determinado domínio, e um dispositivo que implementa o conceito de amostragem compressiva é o Conversor Analógico para Informação em que, ao passo que realiza a amostragem do sinal analógico de entrada, um processo de compressão é realizado e, assim, é obtida como saída uma versão digitalizada e comprimida do sinal de entrada que será transmitido e reconstruído no receptor. Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo o estudo e desenvolvimento de um Conversor Analógico para Informação aplicável no contexto de RSSF e IoT tendo como principal critério de desempenho o consumo de energia. Foram reconstruídos sinais de um tom e de dois tons com resultados bastante aproximados do esperado.
Presidente - 1523920 - CLEONILSON PROTASIO DE SOUZA
Interno - 1718473 - FABRICIO BRAGA SOARES DE CARVALHO