PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA (PPGEE)

(83)32167857

Banca de DEFESA: ANDRÉ ELIAS LUCENA DA COSTA

DISCENTE: ANDRÉ ELIAS LUCENA DA COSTA
DATA: 21/06/2018
LOCAL: Auditório do CEAR/UFPB
TÍTULO: Conversor CC-CC Trifásico Push-Pull de Alto Ganho Alimentado em Corrente
PALAVRAS-CHAVES: Conversor CC-CC. Push-Pull. Alto Ganho.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO: Neste trabalho e proposto um novo conversor CC-CC trifasico alimentado em corrente do tipo Push-Pull. O conversor proposto apresenta um volume reduzido quando comparado a topologias monofasicas e possui um circuito de comando simplificado com as chaves conectadas a mesma referencia. Quando comparada as topologias trifasicas apresentadas na literatura, o conversor proposto possui um ganho mais elevado e transformador com indutancia de dispersao com valor reduzido, pois as tensoes aplicadas aos enrolamentos do transformador possuem valores reduzidos. Uma analise detalhada do conversor e apresentada, contendo as formas de ondas teoricas, a descricao das etapas de operacao e as equacoes matematicas que definem os ganhos estaticos do conversor no modo de conducao continua e descontinua. Alem disso, a modelagem CA de pequenos sinais e apresentada e sao deduzidas tres funcoes de transferencia. O funcionamento do conversor e as funcoes de transferencia sao validados atraves de simulacoes. Alem disso, um prototipo foi construido em laboratorio para processar uma potencia de 700 W e para elevar uma tensao de entrada de 40 V para 400 V, com uma frequencia de comutacao de 40 kHz. Com a estrategia de controle proposta foi possivel manter a tensao de saida do conversor regulada em 400 V. O conversor apresentou um ganho experimental de aproximadamente 10, sendo um bom candidato para aplicacoes em que se utilize de fontes de baixa tensao.
Interno - 1558977 - DARLAN ALEXANDRIA FERNANDES
Interno - 1636976 - FABIANO SALVADORI