PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: THAMIRES RIBEIRO CHAVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAMIRES RIBEIRO CHAVES
DATA: 11/02/2021
LOCAL: https://meet.google.com/mbw-pktp-iid
TÍTULO: EFEITO DA INTERVENÇÃO COM FOLATO DIETÉTICO E ÓLEO DE AVELÃ NOS NÍVEIS DE METILAÇÃO DOS GENES LEP E POMC, PESO CORPORAL E PERFIL LIPÍDICO EM MULHERES COM EXCESSO DE PESO
PALAVRAS-CHAVES: Epigenética. Metilação do DNA. Obesidade. Dieta.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A seleção de genes candidatos a estudos com obesidade, como a Leptina (LEP) e a Proopiomelanocortina (POMC) podem fornecer informações sobre os mecanismos epigenéticos relacionaos a intervenção dietética subjacentes à regulação do peso corporal e perfil lipídico. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito da intervenção com folato dietético e óleo de avelã nos níveis de metilação dos genes LEP e POMC, peso corporal e perfil lipídico de mulheres com excesso de peso. O presente estudo estava vinculado a um projeto maior intitulado “II Ciclo de Diagnóstico e Intervenção da Situação Alimentar, Nutricional e das Doenças não Transmissíveis mais Prevalentes da População do Município de João Pessoa/PB” (II DISANDNT/PB). Trata-se de um estudo de intervenção duplo-cego, placebo, controlado, desenvolvido com uma subamostra da população do projeto acima mencionado, constituído por 40 mulheres classificadas com sobrepeso ou obesidade. Estas foram avaliadas antes e após a intervenção em relação ao consumo alimentar, medidas antropométricas, análises bioquímicas e níveis de metilação dos genes LEP e POMC. As participantes foram randomizadas em quatro grupos: grupo 1 (G1) recebeu 191 μg / dia de folato dietético e 1 capsula de óleo de avelã; o grupo 2 (G2) recebeu 191 μg / dia de folato e 1 cápsula de placebo; O grupo 3 (G3) recebeu 94 μg / dia de folato e 1 cápsula de óleo de avelã; e o grupo 4 (G4) foi orientado a manter os hábitos alimentares. A análise estatística foi realizada com uma análise de variância (ANOVA) comparando os quatro grupos, e após, utilizando teste t de Student e Willcoxon, para analisar cada grupo, usando o software R. Encontrou-se as participantes com idade média de 44±10,1 anos, e após a intervenção apresentaram redução nos níveis de metilação dos genes estudados nos três grupos intervenção, no gene LEP: G1 (p=0,008), G2 (p=0,003) e G3 (p=0,005); no gene POMC: G1 (p=0,019), G2 (p=0,021) e G3 (p=0,01), e perda de peso no G2 (p=0,005) e G3 (p=0,000). No perfil lipídico, o G1 reduziu os níveis de LDL-c (p=0,043), HDL-c (p=0,000) e Triglicerideos (p=0,045); no G3 houve redução dos níveis de colesterol total (p=0,001), LDL-c (p=0,000) e HDL-c (p=0,005), além de uma associação no G2 entre os níveis de metilação do POMC com triglicerídeos (p=0,00). O efeito da ingestão de uma dieta contendo folato dietético moderado e cápsula de óleo de avelã na redução dos níveis de metilação dos genes LEP e POMC e diminuição do peso corporal sem alteração do consumo energético, e melhora do perfil lipídico foi demonstrado pela primeira vez, sendo um potencial resultado para tratamento e prevenção da obesidade.
Presidente - 6330762 - MARIA JOSE DE CARVALHO COSTA
Interno - 1553557 - JAILANE DE SOUZA AQUINO