PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: RAQUEL OLIVEIRA SILVA

DISCENTE: RAQUEL OLIVEIRA SILVA
DATA: 23/03/2021
LOCAL: https://meet.google.com/twr-knge-cjn
TÍTULO: ABORDAGEM À OBESIDADE NA PRÁTICA DO NUTRICIONISTA DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Obesidade. Nutrição em Saúde Pública. Profissionais de saúde. Serviços de Saúde. Atenção Primária à Saúde
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: Por sua alta capilaridade, proximidade com a vida das pessoas e implantação da estratégia saúde da família, a atenção primária à saúde representa um espaço com potencialidades no desafio de prevenir e manejar a obesidade. Assim, a complexidade da obesidade exige do nutricionista, o emprego de abordagens que contemplem o contexto individual e coletivo, considerando os múltiplos fatores que condicionam a obesidade e interferem no tratamento, lançando mão de estratégias que são recomendadas como forma de auxilio no gerenciamento desse agravo. O estudo teve por objetivo descrever a abordagem à obesidade na prática de nutricionistas que atuam na atenção primária à saúde no estado da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal, realizado com nutricionistas da atenção primária que atuam no contexto da estratégia saúde da família, como membros das equipes de saúde da família e do núcleo ampliado de saúde da família e atenção básica. A coleta de dados foi realizada de julho a setembro de 2020, utilizando um questionário online, autoaplicável, composto por 70 questões. Aplicou-se a estatística descritiva com distribuição de frequências. Maior parte dos nutricionistas compõe as equipes do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (77,8%) e a principal estratégia de cuidado ofertada foi o cuidado individual (99,3%), enquanto as ações de prevenção e manejo da obesidade variaram conforme tipo de abordagem. A associação com a atividade física (26,60%), abordagem de temas com relevância na obesidade na UBS (26,60%) e as reuniões abertas à população para a promoção da alimentação adequada e saudável (27,60%) em equipamentos públicos sócio-comunitários foram os mais freqüentes no cuidado individual, em grupo e comunitário, respectivamente. Os principais desfechos considerados pelos nutricionistas como resultados das intervenções em todos os tipos de abordagem, foram o controle de comorbidades (16,10%) e as mudanças de hábitos alimentares (15,10%). Os achados demonstram que a abordagem à obesidade na prática do nutricionista na atenção primária à saúde, na Paraíba, apresenta práticas do modelo biomédico e da estratégia saúde da família. Assim, existe uma predominância na abordagem individual e uma dificuldade na incorporação de recomendações para a obesidade, como ações intersetoriais e de continuidade do cuidado: promoção da saúde e prevenção das comorbidades com uso de métodos de educação em saúde mais efetivos.
Presidente - 1543299 - FLAVIA EMILIA LEITE DE LIMA FERREIRA
Externo à Instituição - POLIANA DE ARAÚJO PALMEIRA