PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: JULIA MARIANO CAJÚ DE OLIVEIRA

DISCENTE: JULIA MARIANO CAJÚ DE OLIVEIRA
DATA: 12/05/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ane-yohw-cau
TÍTULO: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E POTENCIAL FUNCIONAL DE BEBIDA MISTA DESENVOLVIDA COM XIQUE-XIQUE (Pilosocereus gounellei) E MARACUJÁ (Passiflora edulis)
PALAVRAS-CHAVES: cactácea; Pilosocereus; bebida funcional; composição físico-química; compostos bioativos; atividade antioxidante.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo caracterizar parâmetros físico-químicos e avaliar o potencial funcional de bebidas mistas desenvolvidas com xique-xique (Pilosocereus gounellei) e maracujá (Passiflora edulis). Quatro formulações foram elaboradas utilizando proporções diferentes de sucos de xique-xique e de maracujá, além de suco de limão (15%) e mel de engenho (5%), adicionados em quantidades iguais para todas as formulações, sendo: BC (bebida controle, sem adição de suco de xique-xique e com 80% de suco de maracujá), B30 (30% de suco de xique-xique e 50% de suco de maracujá), B40 (40% de suco de xique-xique e 40% de suco de maracujá) e B50 (50% de suco de xique-xique e 30% de suco de maracujá). Os produtos desenvolvidos foram submetidos a análises físicas e físico-químicas (incluindo perfil de açúcares e de ácidos orgânicos), determinação do teor de carotenoides totais, flavonoides totais, compostos fenólicos totais, atividade antioxidante total (ABTS e FRAP) e determinação do perfil de compostos fenólicos ao longo de 21 dias de armazenamento refrigerado (4 ± 1 ºC). O pH diminuiu e acidez titulável aumentou significativamente ao longo do tempo de armazenamento para a maioria das formulações (p < 0,05). A bebida BC apresentou-se significativamente mais ácida (11,66 - 12,76 g/100 mL) quando comparada às formulações B30, B40 e B50 (7,90 - 10,97 g/100 mL). As formulações contendo suco de xique-xique apresentaram teores mais elevados de cinzas totais quando comparadas à BC, com destaque para B50, que apresentou maiores valores dentre todas as formulações (0,30 - 0,47 g/100 mL). BC apresentou teores médios mais elevados de sólidos solúveis totais (7,40 - 8,00 ºBrix) e açúcares totais (9,10 - 10,7 g/100 mL) (p < 0,05). Também foi observado um aumento nos valores desses parâmetros em todas as formulações no último dia de armazenamento (p < 0,05). Em relação aos ácidos orgânicos, o ácido cítrico foi o principal ácido detectado em todas as bebidas, sendo que BC apresentou teores significativamente superiores (0,97 - 1,12 g/100 mL). Para o perfil de compostos fenólicos, CB e B30 apresentaram maior conteúdo de ácido siríngico, epicatequinas e epicatequina galato, enquanto B50 apresentou maiores teores de procianidina A2, quando comparado às demais bebidas (p < 0,05). As bebidas formuladas com suco de xique-xique em geral apresentaram melhores quantidades dos compostos bioativos pesquisados e maior atividade antioxidante quando comparadas à formulação controle; com destaque para B50, que apresentou maiores valores de carotenoides totais (51,51 - 59,27 µg/100 mL), flavonoides totais (1,39 - 2,15 mg CE/100 mL) e compostos fenólicos totais (68,49 - 115,66 mg EGA/100 mL), como também para a atividade antioxidante pelos métodos ABTS (0,71 - 0,84 µmol Trolox/mL) e FRAP (0,33 - 0,39 µmol Trolox/mL). Os compostos fenólicos totais, flavonoides totais, carotenoides totais e a atividade antioxidante (ABTS e FRAP) reduziram significativamente após 21 dias de armazenamento para todas as formulações (p < 0,05). Esses resultados indicam que a adição do suco de xique-xique nas bebidas mistas potencializou suas propriedades bioativas, sobretudo de compostos com propriedades antioxidantes, trazendo uma opção de um novo produto para a indústria de bebidas funcionais.
Interno - 2380741 - EVANDRO LEITE DE SOUZA
Presidente - 2475887 - MARIA ELIEIDY GOMES DE OLIVEIRA