PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: KARLA THUANY DE OLIVEIRA SANTOS

DISCENTE: KARLA THUANY DE OLIVEIRA SANTOS
DATA: 10/06/2021
LOCAL: meet.google.com/yza-scsy-nhs
TÍTULO: EFEITOS DA CIRURGIA BARIÁTRICA SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL E A MODULAÇÃO AUTONÔMICA CARDÍACA EM OBESOS METABOLICAMENTE SAUDÁVEIS E COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: UM ACOMPANHAMENTO DE CURTO PRAZO
PALAVRAS-CHAVES: Variabilidade da frequência cardíaca; Cirurgia bariátrica; Obesidade metabolicamente saudável; Obesidade com doença metabólica
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: A obesidade está ligada às perturbações do sistema nervoso autonômico (SNA), com repercussões na superativação do sistema nervoso simpático (SNS) e depressão do sistema nervoso parassimpático (SNP). A cirurgia bariátrica (CB) surge como uma importante alternativa para tratamento da obesidade e regulação do SNA. Desta forma, este trabalho teve como objetivo investigar alterações de curto prazo nos parâmetros antropométricos, composição corporal, pressão arterial e variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em obesos metabolicamente saudáveis ou associado à doença crônica submetidos à CB. Tratou-se de um estudo longitudinal composto por 27 indivíduos pertencentes ao ambulatório de CB do Hospital Universitário Lauro Wanderley, João Pessoa-PB, realizado entre março e setembro de 2018. Os participantes foram alocados em dois grupos: obesos metabolicamente saudáveis (OMS, n = 11) e obesos associado à doença crônica (OADC, n = 16). Foram avaliados o índice de massa corporal (IMC), a gordura do tronco, a porcentagem de gordura corporal (BFP), a pressão arterial sistólica (PAS), a pressão arterial diastólica (PAD). Foram avaliados também pelo exame de eletrocardiograma os parâmetros lineares e não lineares de VFC e a frequência cardíaca. Todos os dados foram avaliados no início do estudo e 4 semanas após realização da gastrectomia vertical ou Bypass gástrico em Y de Roux. Os participantes foram compostos por 27 indivíduos (23 mulheres e 4 homens), com idade média de 32.1 anos ±5.3; Peso de 112.2 Kg ± 19.1 e IMC: 43, 9 kg/m² ± 4.4 no grupo OMS. A idade média do grupo OADC foi de 44.8 anos; Peso: 104.6 kg ± 8,4 e IMC: 40.8 kg/m² ± 3.7. Entre o procedimento mais realizado da CB, foi Bypass em Y de Roux e gastrectomia vertical em ambos os grupos, com percentuais de 54.5 % e 75 % respectivamente. Após quatro semanas da CB os participantes de ambos os grupos apresentaram redução do peso corporal, IMC, PAS, PAD e FC (p <0,05). Na condição basal, os indivíduos do grupo OADC tiveram VFC prejudicada no domínio do tempo e da frequência em comparação com o grupo OMS (p <0,05). A VFC no grupo OMS não foi alterada após quatro semanas de CB (p> 0,05). No entanto, os indivíduos do grupo OADC tiveram aumento nos índices da VFC após a CB (p <0,05). Diante do exposto, concluiu-se que a CB é um tratamento eficaz para promover redução da pressão arterial e da FC em obesos com ou sem síndrome metabólica. Além disso, os dados demonstraram que a CB foi mais eficaz em melhorar a modulação autonômica cardíaca no grupo OADC.
Presidente - 2293231 - JOSE LUIZ DE BRITO ALVES
Externo à Instituição - MONIQUE DE ASSIS VASCONCELOS BARROS