PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO (PPGCN)

Banca de DEFESA: JOANNA D ARC GOMES RODRIGUES DA SILVA

DISCENTE: JOANNA D ARC GOMES RODRIGUES DA SILVA
DATA: 17/12/2021
LOCAL: https://meet.google.com/pym-mvhz-ufy
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA SAÚDE DE GESTANTES E MULHERES COM FILHOS MENORES DE 1 ANO EM DUAS CAPITAIS BRASILEIRAS
PALAVRAS-CHAVES: Insegurança alimentar; Qualidade de vida; Ansiedade; Programas governamentais
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Nutrição
RESUMO: O Programa Bolsa Família (PBF) foi um programa nacional de transferência condicionada de renda, destinada a famílias pobres e extremamente pobres, que tinha como objetivo a redução imediata da pobreza. Este estudo avaliou o impacto do PBF na Insegurança Alimentar (IA), qualidade de vida e ansiedade de mulheres em idade fértil em duas capitais com diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico, João Pessoa/PB e Brasília/DF. Trata-se de um estudo transversal com gestantes e mulheres com filhos menores de 1 ano, usuárias do Sistema Único de Saúde. A coleta de dados foi realizada entre 2019 e 2020. Foram investigadas características socioeconômicas. Para avaliar a IA aplicou-se a EBIA. A ansiedade foi avaliada pela IDATE-T e IDATE-E. A qualidade de vida foi medida por meio da WHOQOL-bref. Foram realizadas análises descritivas, utilizando o teste qui-quadrado de Pearson e o teste T-student. Foram 1382 mulheres entrevistadas, em Brasília 43,7% alegaram serem estudantes/donas de casa e em João Pessoa 35,7% das mulheres estavam desempregadas, os municípios também se diferiram com relação a auto referência de cor, escolaridade e renda familiar per capita. Quando comparados os grupos dentro de cada cidade, diferenças foram observadas com relação a escolaridade, ter companheiro, renda, ocupação e número de moradores por domicílio. Ao limitar a renda familiar per capita máxima, em Brasília foi observado que apesar da diferença de renda entre os grupos, os escores de qualidade de vida total mantiveram semelhanças entre as mulheres beneficiárias e não beneficiárias (17,4 vs 17,9), entretanto as mulheres com menor renda apresentaram escores maiores de ansiedade (45,7 vs 43,0). Em João Pessoa foi observado um comportamento oposto com relação aos desfechos de ansiedade e qualidade de vida total: mesmo com as mulheres não beneficiárias tendo uma renda per capita mensal média superior às beneficiárias, as médias dos escores de ansiedade foram semelhantes (39,38 vs 38,5). Já a qualidade de vida total apresentou diferenças entre os grupos, até o limite máximo de renda per capita de R$ 600,00. Neste momento as médias dos escores de qualidade de vida tornaram-se semelhantes. A IA apresentou padrão semelhante nos dois municípios, mostrando que existe clara diferença nas frequências de segurança e dos diferentes níveis de IA devido a diferença de renda familiar per capita média. Este trabalho demostrou a importância do PBF para a redução da IA, melhoria da qualidade de vida e redução da ansiedade em mulheres durante seu ciclo reprodutivo, gestantes e mulheres com filhos menores de um ano.
Externo à Instituição - ANA MARIA SEGALL CORRÊA
Interno - 043.754.484-23 - POLIANA DE ARAÚJO PALMEIRA - UFPB