PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: EDIELSON RICARDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIELSON RICARDO DA SILVA
DATA: 28/08/2019
LOCAL: Auditório do NUDOC
TÍTULO: A COR E O GÊNERO DA DESIGUALDADE: AS MULHERES NEGRAS NAS TELENOVELAS DA TV GLOBO
PALAVRAS-CHAVES:
RESUMO: O presente trabalho visa apresentar as noções norteadoras que farão parte da pesquisa que busca verificar o quantitativo de representação da mulher negra em três telenovelas, veiculadas pela TV Globo, no horário das 21h. Além disso, pretende-se evidenciar quais são os papéis mais atribuídos a tais personagens, comparando-os com o mais atual recenseamento nacional. O recorte espaço-temporal proposto foi de dez anos, que correspondem aos anos de 2005 até 2015. Dentro desse período foram selecionadas as três telenovelas de maior audiência e que apresentam personagens negras em suas tramas, são elas: América (exibida entre 2005 e 2006, com 203 capítulos e média de 49 pontos); Belíssima (exibida em 2006, com 209 capítulos e média de 48 pontos) e Paraíso Tropical (exibida em 2007, com 179 capítulos e média de 43 pontos), conforme dados do Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (IBOPE). No entanto, aqui serão apresentados dados iniciais da novela América e uma proposta de análise para desenvolvimento dos capítulos e passos de análise das mesmas. O método a ser utilizado será o da Análise de Conteúdo, que se mostra o mais oportuno dentre os objetivos elencados. A pesquisa se fundamenta em diversos autores e estudos já realizados na área, feitas por: Bardin (2011), Krippendorf (1990) e Wimmer e Dominick (1996) sobre Análise de Conteúdo; Árbex (1995), Araújo (2010), Munanga (1988), entre outros, para as demais fundamentações.
Externo à Instituição - ASSIS SOUZA DE MOURA
Presidente - 338356 - DERVAL GOMES GOLZIO