PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: NATALIA LAIS ALMEIDA XAVIER

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATALIA LAIS ALMEIDA XAVIER
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Ambiente dos Professores do Centro de Educação, sala 38.
TÍTULO: Bote fé no noticiário: a construção da notícia e o imaginário no telejornal católico "Canção Nova Notícias"
PALAVRAS-CHAVES: Midiatização. Religião. TV Canção Nova. Jornalismo. Cotidiano. Imaginário
RESUMO: Desde o início da década de 1980, a midiatização da Igreja Católica tornou-se um fenômeno crescente no Brasil e a mídia passou a ser vista como importante ferramenta para difundir sua “verdade” e “ideais”. Um dos canais de televisão católicos nacionais é a TV Canção Nova, fundada em 1989 pela comunidade católica homônima. A grade de programação é formada por programas de variedades, pregações e missas, além da produção jornalística, com exibição de telejornais e boletins de notícias diariamente, além de programas de entrevistas e documentários semanais. Aqui, nos detemos ao telejornal diário “Canção Nova Notícias” e buscamos compreender como o jornalismo é utilizado em uma emissora católica, diante do fenômeno da midiatização da religião, para levar aos fiéis as ideias e o imaginário ligados ao cristianismo. O estudo está dividido em três capítulos, que se complementam no percurso para chegarmos até nosso objetivo geral. Nos dois primeiros capítulos fizemos reflexões por meio de uma revisão bibliográfica. O primeiro capítulo aborda a midiatização da sociedade, da religião de uma forma geral e da Igreja Católica. Já no segundo capítulo, refletimos sobre o jornalismo enquanto instrumento de produção de sentido e sobre a presença do imaginário no jornalismo. Por fim, no terceiro capítulo, realizamos a análise de conteúdo e a hermenêutica simbólica proposta por Durand de quinze notícias apresentadas no programa estudado para identificar como o material jornalístico e as imagens simbólicas são utilizados no telejornal católico “Canção Nova Notícias” para propagar valores religiosos e como a construção da notícia é influenciada por esses aspectos.
Presidente - 2440088 - EUNICE SIMOES LINS
Externo à Instituição - JOANA TEREZINHA PUNTEL