PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: DANIEL LIMA MAGALHÃES

DISCENTE: DANIEL LIMA MAGALHÃES
DATA: 23/07/2021
LOCAL: Videoconferência ( https://meet.google.com/ojd-kntn-cdv )
TÍTULO: Credibilidade jornalística no regime de informação mediado pelo algoritmo
PALAVRAS-CHAVES: algoritmos; credibilidade; deontologia; jornalismo; mediação; regime de informação.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Neste trabalho, partimos da hipótese de que a algoritmização do regime de mediação informacional tem alterado os processos de construção da credibilidade jornalística. Nosso objetivo é contribuir no debate prático-epistemológico vigente sobre as condicionantes desta credibilidade específica frente ao público, aos profissionais e à própria mediação, aqui representada pela ascendência das redes sociotécnicas e das tecnologias algorítmicas de comunicação e informação. Para tanto, dividimos esta pesquisa em três partes: na primeira, realizamos um enquadramento teórico do conceito de credibilidade jornalística a partir da dialética da credibilidade proposta por Lisboa e Benetti (2017) e da deontologia do jornalismo de Carlos Camponez (2009); na segunda, examinamos a mediação algorítmica e sua importância para o estabelecimento de uma nova hegemonia global no regime de informação, fenômeno descrito a partir dos estudos de González de Gómez (2012) e Bezerra (2017a; et al 2017b) e das teorias de Bruno Latour (1994) e Bernd Frohmann (1995); e na terceira, analisamos efeitos deste regime na autoridade do campo jornalístico e na confiança do público através do fenômeno de automatização da rotina jornalística originando o que pesquisadores tem chamado de jornalismo computacional (ANDERSON, 2012), jornalismo automatizado (CARLSON, 2014), jornalismo robô (SCHULTZ e SHEFFER, 2017) ou jornalismo algorítmico (DIAKOPOULOS, 2014), este último o por nós adotado. Discutimos, deste modo, a centralidade dos algoritmos na sociedade informacional contemporânea e concluímos com algumas perspectivas para o futuro do jornalismo, sua reorganização e renovação dentro deste ecossistema, além de estratégias para garantir a estabilidade necessária à construção e manutenção da credibilidade.
Interno - 1240473 - THIAGO PEREIRA FALCAO
Externo à Instituição - Amanda Chevtchouk Jurno