PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANDRÉ HUCHI DIB

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ HUCHI DIB
DATA: 28/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Videoconferência ( https://meet.google.com/kbv-bjfi-yqf )
TÍTULO: VELO-CINE, UMA FÁBRICA DE PROJETORES NO NORDESTE: UMA ABORDAGEM ARQUEOLÓGICA DA MÍDIA CINEMA
PALAVRAS-CHAVES: projeção cinematográfica, história das mídias, arqueologia do cinema, projetor, velo-cine.
PÁGINAS: 97
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Entre 1959 e 1983, uma fábrica sediada em Pernambuco produziu mais de uma centena de projetores, equipando e prestando serviços de manutenção para salas de cinemas em capitais e no interior do Nordeste. Ao oferecer tais produtos e serviços, a Indústria Velo- Cine Ltda. se estabeleceu como principal alternativa diante do alto custo de aquisição e manutenção de projetores originários da região Sudeste. Utilizando abordagens da arqueologia das mídias (ELSSAESSER, 2018; ZIELINSKI, 2006; e KITTLER, 2016) e parâmetros relativos a técnicas de exibição e fabricação de projetores no Brasil (LUCA, 2012; FREIRE, 2013 e 2018), e a partir de depoimentos de familiares, exibidores, projecionistas e técnicos de cinema, da análise de equipamentos produzidos pela fábrica, e do mapeamento de cinemas que utilizaram de seus produtos e serviços, esta pesquisa investiga fatores e condições que permitiram a existência da marca Velo-Cine. Como resultado, apresenta informações inéditas que permitem conhecer e contextualizar esta que possivelmente seja a única empresa brasileira de montagem, fabricação e comercialização de equipamentos de projeção cinematográfica na bitola 35mm a operar fora da região Sudeste. Na busca por compreender a relação entre as demandas específicas do circuito exibidor regional e como elas foram atendidas pela Velo-Cine, esta dissertação se relaciona com questões como a sala de cinema enquanto dispositivo midiático-comunicacional e a apropriação de tecnologias e conteúdos hegemônicos em ambientes periféricos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2174892 - BERTRAND DE SOUZA LIRA
Externo à Instituição - JOÃO LUIZ VIEIRA
Externo à Instituição - LUCIANA SÁ CORREIA LEITÃO DE ARAÚJO