PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANA FLÁVIA NÓBREGA ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA FLÁVIA NÓBREGA ARAÚJO
DATA: 30/06/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Vídeoconferência (https://meet.google.com/ynu-gpij-kpehttps://meet.google.com/ynu-gpij-kpe)
TÍTULO: A REGIONALIZAÇÃO DA MÍDIA E A COPA DO NORDESTE: USOS E APROPRIAÇÕES DOS DISCURSOS MIDIÁTICOS DE CANAIS ESPORTIVOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO TORCEDOR PARAIBANO
PALAVRAS-CHAVES: Regionalização da Mídia; Futebol Nordestino; Copa do Nordeste.
PÁGINAS: 242
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A presente pesquisa discute as relações de torcer no nordeste a partir da construção histórica, econômica e social do futebol hegemônico, centrado no eixo Rio-São Paulo, e das transmissões midiáticas que fomentaram desigualdades regionais. Este trabalho centra as atenções no futebol nordestino que, a partir de 2013, retomou a realização do seu principal torneio: a Copa do Nordeste, tornando-o rentável e massivo Para atrair o público, as emissoras as transmissoras do evento, Esporte Interativo e NordesteFC, se utilizam de elementos imagético-discursivos fundamentados no imaginário nordestino. Partindo do paradigma da complexidade, postulado por Edgar Morin, da semiótica e da análise do discurso, busca-se a compreensão do fenômeno analisado contemplando as partes que formam o todo. Como ferramentas metodológicas foram realizadas entrevistas com torcedores de três dos quatro times paraibanos que participaram em alguma edição da Copa do Nordeste desde o retorno e com um dos gerentes de transmissão da competição. A pesquisa é desenvolvida por meio de análise bibliográfica e documental nos periódicos paraibanos: O Norte e Jornal A União. Verificou-se um movimento de regionalização como uma ponte que propicia um novo nicho de mercado a ser explorado por empresas diversas. No âmbito esportivo, as empresas que centram as atenções no nicho específico se utilizam de elementos enraizados no imaginário popular para consolidar-se no competitivo mercado capitalista, enquanto os torcedores – mesmo compreendendo o viés mercadológico – se identificam com esses usos e fomentam um movimento de resistência nas arquibancadas pelo futebol nordestino.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON DAVID GOMES DOS SANTOS
Presidente - 038.508.244-46 - DIOGO LOPES DE OLIVEIRA - UFCG
Externo à Instituição - TATIANE HILGEMBERG FIGUEIREDO