PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: NATHALIA MICHELLE GRISI REZENDE

DISCENTE: NATHALIA MICHELLE GRISI REZENDE
DATA: 31/08/2017
LOCAL: Sala 404B do CCHLA
TÍTULO: HBO BRASIL, MIKANNN E CAROL MOREIRA: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE O MERCADO E A PRODUÇÃO DE FÃS NA TV CONTEPORÂNEA
PALAVRAS-CHAVES: Tv contemporânea, seriado, paratextos, HBO e Game Of Thrones​
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o fenomeno comunicacional formado em torno das estrategias da HBO na divulgacao da serie Game Of Thrones e o comportamento do fa da serie na rede social YouTube. Sucesso de critica, audiencia e publico, porem sendo produto televisivo claramente demarcado pela transmissao broadcasting, Game Of Thrones e usada nesta dissertacao como um recorte para pensar a televisao contemporanea permeada por novas logicas de producao, distribuicao e espectatorialidade. Para tal, foram realizadas revisoes de literatura acerca dos processos de convergencia midiatica, transmidiacao, complexidade narrativa, estrategias de perfurabilidade, propagabilidade e a emergencia de uma TV Social em um cenario descrito como uma cultura das series. O corpus de analise e composto pelos videos veiculados entre a quinta e a sexta temporada da serie e durante a exibicao da sexta, pelo canal oficial da HBO no Brasil e os canais nao oficiais Mikann e Carol Moreira. A analise e realizada em torno de tres eixos: a analise dos videos veiculados pela HBO sobre o seriado; a analise dos videos produzidos nao oficialmente pelos canais Mikann, Carol Moreira e Omelete; e analise das relacoes criadas a partir do canal oficial e os nao oficiais. A abordagem analitica e a categorizacao dos videos e praticas leva em consideracao o conteudo dos videos. Os resultados obtidos indicam que as estrategias empregadas pela HBO ampliam a experiencia do fa da serie e funcionam como motor de retroalimentacao para que novos conteudos sejam criados para o universo que por sua vez tambem servem ao proposito da propaganda.
Externo à Instituição - ADRIANA DA ROSA AMARAL
Presidente - 1584406 - MARCEL VIEIRA BARRETO SILVA