PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: RAQUEL DA SILVA SANTOS

DISCENTE: RAQUEL DA SILVA SANTOS
DATA: 29/06/2018
LOCAL: Auditório do Demid/CCHLA
TÍTULO: Semiárido em Tela: possibilidades nos modos de ver e perceber a Convivência.
PALAVRAS-CHAVES: Semiárido brasileiro. Convivência com o Semiárido. Educomunicação. Documentário.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: O Projeto Semiarido em Tela iniciou suas atividades em 2013 como um projeto junto ao Instituto Nacional do Semiarido (Insa) com objetivo de popularizar a ciencia atraves de oficinas em autoregistro audiovisual com e pelos moradores das comunidades rurais e urbanas do Semiarido brasileiro. Esta pesquisa teve como questao central refletir como os documentarios produzidos pelo Projeto Semiarido em Tela no periodo de 2013 a 2016 articularam imagens de convivencia com o Semiarido e como essas producoes audiovisuais transformaram os modos de ver e perceber essa regiao pelos participantes. Como referencial teorico foi utilizado os estudos em educomunicacao de Ismar Soares e Angela Schaun. A metodologia utilizada foi a Comunicativa Critica a partir da Teoria do Agir Comunicativo de Jurgen Habermas e da Dialogicidade em Paulo Freire, pautada nas perspectivas transformadoras evidenciadas pela intersubjetividade e reflexao, bem como na importancia do dialogo na elaboracao do conhecimento, o que implica na clareza, na interpretacao dos proprios sujeitos. Tambem foram usados estudos de Celso Furtado, Roberto Marinho da Silva, Durval Muniz de Albuquerque Junior e Roberto Malvezzi como forma de buscar uma compreensao sobre os paradigmas de desenvolvimento que constituem o Semiarido brasileiro. A dissertacao problematiza a atuacao dos sujeitos como produtores e receptores de bens culturais e comunicacionais na regiao semiarida e traz contribuicoes importantes para os estudos sobre metodologias participativas na perspectiva educomunicativa.
Externo ao Programa - 1117798 - JOSE JONAS DUARTE DA COSTA
Interno - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL