PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO (PPGC)

Banca de DEFESA: PAULO RICARDO FERREIRA FLORO COSTA

DISCENTE: PAULO RICARDO FERREIRA FLORO COSTA
DATA: 12/07/2018
LOCAL: Auditório do Demid/CCHLA
TÍTULO: Imaginário e representações sociais do sertão nos quadrinhos brasileiros contemporâneos
PALAVRAS-CHAVES: Histórias em Quadrinhos, Sertão, Imaginário, Representações sociais
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Teoria da Comunicação
RESUMO: Esta dissertacao trata do imaginario e representacoes do sertao dentro da producao autoral dos quadrinhos brasileiros. Para analise do tema serao utilizadas duas obras representativas da tematica lancadas no Brasil: Estorias Gerais, publicada originalmente em 2001, com roteiros de Wellington Srbek e arte de Flavio Colin, e Bando de dois, com texto e arte de Danilo Beyruth, publicada em 2010. O objetivo desta pesquisa sera analisar como o homem sertanejo e seu cotidiano foram representados nos quadrinhos. A metodologia utilizada foi a hermeneutica da profundidade, de Thompson, alem de estudos de Bardin para organizacao tematica. Como referencial teorico foram utilizados os estudos do imaginario de Durand e Maffesoli, da construcao social do Nordeste de Durval Albuquerque e de Stuart Hall sobre o sujeito sociologico e pos-moderno para compor a analise da construcao dos personagens. Tambem foram usados estudos de Scott McCloud e Will Eisner como forma de buscar um entendimento a luz das esteticas particulares das Historias em Quadrinhos. As duas HQs utilizam elementos caros a narrativa do sertao, como a imposicao do meio como determinante dos atos, as tradicoes orais como formadoras de carater e as rigidas estratificacoes de classes e funcoes sociais. No primeiro vemos uma reinvencao do Sertao com novos significados esteticos em uma HQ atemporal que busca trazer para a linguagem dos quadrinhos todos os elementos que formaram a base para a representacao do homem do sertao. O segundo transporta a memoria sertaneja para uma abordagem mais contemporanea, empregando tecnicas narrativas emprestadas do western e dos comics norte-americanos. A dissertacao contribui com o aumento da relevancia dos estudos de quadrinhos dentro das discussoes sobre identidade e memoria nacional.
Interno - 2324279 - OLGA MARIA TAVARES SETUBAL
Presidente - 2337501 - SANDRA RAQUEW DOS SANTOS AZEVEDO