PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: MAYRA DE BRITO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAYRA DE BRITO FERREIRA
DATA: 31/07/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 03 do Departamento de Música da UFPB
TÍTULO: Sonoridades da cena: a expressão musical no teatro épico do Coletivo de Teatro Alfenim (PB)
PALAVRAS-CHAVES: Performance; Sonoridades da cena; Teatro Épico; Autoetnografia.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho apresenta reflexoes e consideracoes sobre a expressao musical no teatro, buscando compreende-la pelas dimensoes da performance, da relacao musica- cena e de principios politico-artisticos do teatro epico, criado pelo dramaturgo alemao Bertolt Brecht (1898-1956). Estas reflexoes assumem que o fenomeno sonoro integra ao “complexo cenico” de um espetaculo teatral como elemento autonomo, mas tambem enquanto performance musico-teatral que transborda para questoes sociais. A pesquisa possui duas partes e esta dividida em quatro capitulos mais as consideracoes finais. A primeira parte do trabalho diz respeito a uma pesquisa bibliografica sobre a tematica, sendo usados estudos nas areas da Etnomusicologia, Musicologia, Antropologia e Teatro. Para interpretar empiricamente a hipotese de que o fenomeno das sonoridades da cena possuem multiplas funcoes e interacoes, desenvolvo na segunda parte do trabalho uma autoetnografia junto ao Coletivo de Teatro Alfenim (PB), grupo no qual faco parte e que me motivou a esta pesquisa. Este grupo teatral produz dramaturgias proprias, inclusive musicais, dialogando com principios da poetica brechtiana. Para esta autoetnografia, descrevo fundamentalmente a configuracao das sonoridades do espetaculo intitulado Memorias de um Cao (2015), peca do Coletivo de Teatro Alfenim que participei na composicao de seu material desde o processo de criacao ate a performance cenica (enquanto musicista). O trabalho pressupoe uma visao da musica dentro do contexto do teatro, percebendo-a enquanto performance, que participa de experiencias multiplas, criando mundos virtuais, quadros emocionais, interferindo em processos de transformacoes politicas e socioculturais.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1143306 - ADRIANA FERNANDES
Externo ao Programa - 1778386 - MARCIA CHIAMULERA
Interno - 1799229 - VALERIO FIEL DA COSTA