PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: MAYARA DE BRITO FERREIRA

DISCENTE: MAYARA DE BRITO FERREIRA
DATA: 31/01/2019
LOCAL: Sala 205 CCTA
TÍTULO: Ensino de instrumento musical para pessoas com deficiência: um estudo na Escola Especial de Música Juarez Johnson
PALAVRAS-CHAVES: educação inclusiva, educação musical, escola especial de música juarez johnson, estudantes com necessidades especiais
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho explana sobre o ensino de instrumento musical para pessoas com deficiencia, suas relacoes e seus processos de ensino. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo geral compreender como tem se caracterizado o ensino de musica nas aulas de instrumento musical na Escola Especial de Musica Juarez Johnson (EEMJJ), considerando as diferentes demandas, potencialidades e necessidades dos estudantes. Os objetivos especificos procuraram identificar e compreender: a) as principais concepcoes e propostas de ensino de musica na escola; b) as demandas, potencialidades e necessidades dos estudantes; c) os perfis de formacao e atuacao dos professores de instrumento musical; d) as concepcoes e processos de ensino de instrumento para pessoas com deficiencia na escola. A pesquisa delineou-se metodologicamente em torno de um estudo de caso, envolvendo as praticas e concepcoes de tres professores de instrumento musical, em torno de suas aulas desenvolvidas com sete alunos de instrumento musical da EEMJJ, na cidade de Joao Pessoa-PB. Os alunos selecionados possuem as seguintes deficiencias e necessidades especiais: dois alunos com Sindrome de Down, um com deficiencia auditiva, um com autismo, dois alunos com deficiencia intelectual, um aluno com Sindrome de Sturge-Weber. A base teorica proposta para esta pesquisa e fundamentada em textos sobre o ensino da musica e a Educacao Especial. Assim, foram utilizados trabalhos da area de Educacao Musical, Educacao Musical Especial, Pedagogia do Instrumento Musical; e textos de algumas areas que se relacionem com o tema abordado como a Educacao Especial, Educacao, e Sociologia, para abranger e aprofundar a discussao. A pesquisa abarca temas como: pessoas com deficiencia, sociedade e historia; Educacao Musical e inclusao; diversidade no ensino de musica; algumas relacoes da Educacao Musical para pessoas com deficiencia e a Musicoterapia; ensino de instrumento musical e educacao inclusiva; e outros. Os procedimentos metodologicos tiveram como instrumentos de coletas de dados: pesquisa bibliografica; pesquisa documental; entrevistas semiestruturadas; gravacoes em audio e video; observacao indireta. A organizacao e analise dos dados confronta as anotacoes das observacoes das aulas gravadas e as transcricoes das entrevistas elencando os pontos de destaque sobre as concepcoes e estrategias de ensino em relacao as discussoes trazidas no trabalho. Assim, de forma geral, os resultados apontam para a perspectiva de que o ensino de musica e do instrumento musical para pessoas com deficiencia no contexto estudado busca ser diversificado e adaptado as necessidades especiais de cada aluno, suas demandas e potencialidades.
Presidente - 1448872 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ
Interno - 361.575.204-00 - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE