PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: EDUARDO FILIPPE DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDUARDO FILIPPE DE LIMA
DATA: 28/03/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 02 do DEMUS
TÍTULO: O ensino da clarineta: um estudo dos materiais didáticos utilizados no desenvolvimento técnico-interpretativo do clarinetista
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de instrumento; ensino da clarineta em nível superior; materiais didáticos para clarineta; desenvolvimento técnico-interpretativo do clarinetista.
PÁGINAS: 107
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa acerca do ensino de instrumento e a utilizacao de materiais didaticos, mais especificamente sobre os processos envolvidos no ensino da clarineta em nivel superior. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as principais relacoes entre os materiais didaticos mais utilizados pelos professores de clarineta nos cursos de Bacharelado em Musica da Universidade Federal da Paraiba, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e o desenvolvimento tecnico-interpretativo do clarinetista. Para isso, o processo metodologico incluiu pesquisa bibliografica, documental e entrevistas semiestruturadas com professores de clarineta das instituicoes escolhidas. Para entender como o processo de desenvolvimento musical acontece, a base teorica deste trabalho abrangeu as perspectivas de textos do campo da educacao musical sobre o assunto, tendo como aspecto fundamental os estudos em torno de parte das teorias sobre o desenvolvimento cognitivo musical de Keith Swanwick, mais especificamente o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical. Os principais resultados da pesquisa apontam que os materiais didaticos mais utilizados pelos professores de clarineta entrevistados foram majoritariamente elaborados por clarinetistas europeus do seculo XIX, e embora tenham sido construidos de maneira totalmente empirica, abrangem os aspectos tecnicos e interpretativos que o referencial teorico alicercado nas concepcoes teorico-metodologicas da educacao musical apresenta como necessarios para o processo de desenvolvimento musical do instrumentista. Contudo, com base nos dados do estudo realizado, foi possivel notar que mesmo que os materiais tenham um conteudo direcionado para conceitos especificos, o professor tera um papel proeminente na adequacao desse direcionamento proposto pelo material didatico e as especificidades do aluno para que o desenvolvimento do mesmo seja efetivo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2560202 - CARLA PEREIRA DOS SANTOS
Presidente - 1812371 - FABIO HENRIQUE RIBEIRO
Externo à Instituição - GUEBER PESSOA SANTOS