PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: WELLINGTON DINO DE LIMA

DISCENTE: WELLINGTON DINO DE LIMA
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Sala de Reuniões do CCTA
TÍTULO: SUGESTÕES TÉCNICO-PRÁTICAS PARA O ENSINO NÃO PRESENCIAL DOS FUNDAMENTOS BÁSICOS DO TROMPETE: OS TRÊS PILARES
PALAVRAS-CHAVES: Ensino não presencial. Fundamentos básicos do trompete. Tecnologias.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: Esta dissertação buscou desenvolver um material para o ensino não presencial a partir de alguns fundamentos técnicos para a prática do trompete por meio de videoaulas. Os fundamentos, nomeados como os “três pilares do Trompete”, são divididos em respiração, embocadura e digitação. Esses fundamentos consistem em um conjunto de quatro estudos investigados sob a perspectiva dos alunos participantes desta pesquisa, como estudos de notas longas, flexibilidade, escalas e intervalos. O estudos foram desenvolvidos por meio de exercícios e conceitos tratados em dois métodos: Arban’s Complete Conservatory Method for Trumpet (1936), idealizado pelo trompetista e professor francês Joseph Jean Baptiste Laurent Arban (1825-1889); e Technical Studies (1934), desenvolvido pelo americano Herbert Lincoln Clarke (1867-1945). Esta pesquisa foi realizada tomando como base metodológica a pesquisa-ação, pois utilizamos: processos de ensino e aprendizagem; avaliação de metodologias para o aprendizado do trompete; procedimentos metodológicos; entrevistas semiestruturadas; questionários; e observações. Para a produção das videoaulas, como parte principal desta pesquisa, utilizamos a análise de conteúdo, com a qual selecionamos os exercícios de cada método para a composição dos exemplos teóricos e práticos. Após todo o processo de pré- produção, produção e pós-produção, foi realizado o compartilhamento das videoaulas com os alunos, onde pudemos coletar dados a partir da percepção de cada um deles. Concluiu-se, assim, que a prática dos fundamentos abordados nesta pesquisa, por meio de videoaulas, pelos alunos participantes, resultaram em consequências positivas.
Presidente - 337028 - GLAUCIO XAVIER DA FONSECA
Interno - 1038832 - AYRTON MUZEL BENCK FILHO