PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: LUA NOBREGA DE BRITO

DISCENTE: LUA NOBREGA DE BRITO
DATA: 31/07/2019
LOCAL: Sala 404 do CCHLA
TÍTULO: A Relação Entre Estímulo Partitural e Resultado Sonoro no Script "Quatre Fois" de Didier Guigue"
PALAVRAS-CHAVES: Morfologia Musical; Quatre Fois; Performance; Text Composition;
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo compreender a peça Quatre Fois dentro de um paradigma que considere a performance (e suas implicações) como fundamental. Tal escolha é imperativa nesse caso estudado pelo fato dela ser uma text composition onde sua partitura (aqui visto enquanto script) não possui um resultado sonoro derivado diretamente do texto. Para tanto utilizamos da ideia de Morfologia Musical de Valério Fiel da Costa (2016; 2017; 2018). Nessa lógica, vemos o script Quatre Fois enquanto um estímulo que é animado a partir do processo performático e com isso gerando um efeito, cuja recorrência gera um nexo morfológico, isto é, um resultado de natureza artística, sobretudo sonora. No caso de Quatre Fois, foi possível estudar todas as versões de que temos ciência de que foram realizadas, do ano de 1980 até 2018, por montagens feitas por 5 grupos/indivíduos: a do próprio autor Didier Guigue (DG); a do grupo whypatterns_ (WP); a montagem de Valério Fiel da Costa e Matteo Ciacchi com o coletivo Artesanato Furioso (AF); e a do contrabaixista americano Daniel Barbiero (DB). Com ferramentas metodológicas específicas, pudemos enxergar, a partir das montagens desses grupos (DG, WP, AF e DB) a morfologia geral da obra enquanto um objeto de sonoridade complexa, muitas vezes ruidística. Nela a ação do script ‘desvia para si’ ações performáticas outrora desconectadas de uma referência comum, essencialmente no que tange o esquema formal: a grande maioria das versões seguem performances de longa duração (<10 min) com uma estrutura de cinco seções cujas sonoridades costumam ser específicas e contrastantes entre elas, cada qual representando às palavras-chave contidas no script e cujo ciclo se repete em durações mais curtas. Entendendo e identificando a ação do estímulo, foi possível também discutir questões específicas das montagens cujos dados podem ser vistos como um reflexo sobre o contexto em que cada qual estava inserida no(s) momento(s) que montaram/tocaram suas versões.
Interno - 702.874.162-16 - MARCELLO MESSINA - UFAC
Externo à Instituição - THIAGO CABRAL CARVALHO