PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA (PPGM)

Banca de DEFESA: MAYRA CARMELI MAIA SALES

DISCENTE: MAYRA CARMELI MAIA SALES
DATA: 31/10/2019
LOCAL: Sala 02 do DEMUS
TÍTULO: Estratégias de estudo sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada: uma investigação da prática instrumental dos alunos das classes de cordas friccionadas da UFPB.
PALAVRAS-CHAVES: Prática Instrumental Individual; Cordas Friccionadas. Prática Efetiva. Estratégias de Estudo. Prática Deliberada. Autorregulação da Aprendizagem Musical.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música
RESUMO: A otimização do tempo dedicado à prática individual do estudante instrumentista depende da maneira como ele conduz este processo. Desenvolver a autonomia no estudo é uma habilidade fundamental para fazer melhor uso do tempo disponível em busca do aperfeiçoamento musical. Neste sentido, o desenvolvimento da capacidade da autorregulação no processo de aprendizagem musical favorece a independência do aluno em relação ao controle e às tomadas de decisões necessárias durante o estudo do instrumento. O objetivo principal deste trabalho foi investigar a prática instrumental individual dos alunos das classes de cordas friccionadas da Graduação em Música da UFPB, para verificar a possível utilização de estratégias de estudo, sob uma perspectiva da aprendizagem autorregulada, que favoreçam a efetividade da prática e o desenvolvimento de sua própria autonomia neste processo. Como resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental apresentamos um conjunto de estratégias e hábitos de estudo preconizados por autores da área musical, organizados dentro de um modelo cíclico de três fases da autorregulação da aprendizagem: fase de preparação, fase de execução e fase de autorreflexão. As informações obtidas nesta etapa foram utilizadas como base para a elaboração de um questionário que conduziu um estudo de levantamento, realizado com a participação de 38 alunos das classes de cordas friccionadas da Graduação em Música da UFPB. Os resultados indicaram que um número expressivo de alunos utiliza estratégias de estudo relacionados a processos autorregulatórios, o que favorece o desenvolvimento da autonomia na prática e a efetividade deste processo. As fases de preparação e execução apresentaram mais pontos positivos que a fase de autorreflexão. Percebemos que a fase de autorreflexão é dificultada pela baixa frequência na utilização de algumas estratégias das fases anteriores que necessitam de algum tipo de registro, seja através da escrita, como cronogramas de estudo e diário de atividades, ou de recursos audiovisuais. Além disso, observamos ainda que a literatura e o trabalho produzido por alguns autores utilizados como referência nesta pesquisa não são do conhecimento de boa parte dos alunos. Neste sentido, esta pesquisa pode oferecer aos discentes ferramentas e informações para que estes possam refletir sobre a maneira que praticam e, não só passem a conhecer, mas também a aplicar hábitos e estratégias consideradas efetivas para o aprendizado. Este estudo também poderá ser útil para que os docentes tenham um panorama dos hábitos recorrentes de estudo utilizados pelos alunos de instrumentos de cordas que integram a Graduação em Música da UFPB e de como os alunos se comportam em relação à prática individual.
Presidente - 6335935 - HERMES CUZZUOL ALVARENGA
Interno - 337027 - JOSE HENRIQUE MARTINS